top of page

YouTube está testando restringir conteúdo de quem usa bloqueadores de anúncios

O YouTube iniciou um experimento para restringir conteúdo de usuários que usam ferramentas de bloqueio de anúncios, como AdBlock.

No momento, isto é apenas um teste, com alguns usuários – que começaram a ver o pop-up abaixo ao tentar assistir ao YouTube com o adblocker ativado. A empresa confirmou que este é um experimento ainda não amplamente divulgado, mas que pode indicar uma direção futura da plataforma.

Combater bloqueadores de anúncios é importante para maximizar as oportunidades promocionais e é algo que a plataforma explica no pop-up:


Bloqueadores de anúncios não são permitidos no YouTube • Parece que você pode estar usando um bloqueador de anúncios. • Os anúncios permitem que o YouTube permaneça gratuito para bilhões de usuários em todo o mundo. • Você pode ficar sem anúncios com o YouTube Premium, e os criadores ainda podem ser pagos com sua assinatura. Permitir anúncios do YouTube | Experimente o YouTube Premium

O Google vem implementando restrições às tecnologias de bloqueio de anúncios há anos, por meio de atualizações para o Google Chrome, para proteger seu principal negócio de anúncios. Claro que desenvolvedores sempre buscam (e encontram) formas de reverter ou contornar isso, algo que pode acontecer agora também, porém, a nova abordagem parece estar tomando uma direção diferente.

O YouTube é um foco importante para provedores de bloqueio de anúncios, já que ninguém quer assistir a dois anúncios, ou mais, antes de assistir a um clipe do YouTube (e durante). A ascensão do Shorts também contribuiu para isso, e o YouTube ainda está buscando a melhor maneira de inserir anúncios na experiência do Shorts e maximizar o potencial de parceiros de anúncios nesse elemento, por isso, faz sentido que o Google esteja procurando reprimir os bloqueadores de anúncios de forma ainda mais eficiente.

Conforme observado, no momento, este é um teste limitado, mas pode ser expandido em breve.

3 visualizações

Comments


bottom of page