top of page
Foto do escritorVinicius Gambeta

YouTube está testando esconder o número de “Não gostei”

Segundo a empresa, a ideia é reduzir o impacto de comportamentos negativos na plataforma, abordar as preocupações em torno de campanhas de antipatia direcionadas e o impacto de indicadores negativos no bem-estar do usuário:

👍👎 In response to creator feedback around well-being and targeted dislike campaigns, we're testing a few new designs that don't show the public dislike count. If you're part of this small experiment, you might spot one of these designs in the coming weeks (example below!). pic.twitter.com/aemrIcnrbx — YouTube (@YouTube) March 30, 2021

“👍👎 Em resposta aos comentários dos criadores sobre bem-estar e campanhas direcionadas de antipatia, estamos testando alguns novos designs que não mostram a contagem de antipatia do público. Se você fizer parte desse pequeno experimento, poderá detectar um desses designs nas próximas semanas (exemplo abaixo!)”.

A plataforma já explicou que o criadores ainda poderão ver o número exato de likes e dislikes no YouTube Studio, e que os usuários que estiverem no experimento ainda podem marcar os vídeos como “gostei” ou “não gostei” – como feedback aos criadores e para ajudar a ajustar as recomendações que você vê no YouTube.

O esperado é que a remoção da contagem total ajude a diminuir o estigma negativo em torno do ato de marcar um “não gostei”, o que pode ajudar as pessoas a se sentirem mais confortáveis em compartilhar seu conteúdo – isso poderia fazer com que mais pessoas postassem com mais frequência.

A experiência tem sido comparada com a iniciativa do Instagram, de remover a contagem de likes das publicações. Apesar de recentemente terem sido reportados testes de que a plataforma poderia voltar a permitir a exibição das curtidas, entende-se que existe mérito nesse projeto, considerando que ele se mantém desde 2019.

No YouTube os likes e dislikes servem para um propósito mais funcional, pois definem, em algum graus, a popularidade e alcance de conteúdo dos vídeos. Porém, de toda forma, ao dar espaço de destaque para elementos negativos, cria-se competição em torno deles.

Será interessante ver como o experimento se desenvolve e se a remoção dessa contagem pode realmente melhorar a experiência do usuário.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page