top of page

YouTube disponibiliza Shorts no Brasil

A empresa anunciou hoje, 07, que sua ferramenta de vídeos curtos na vertical agora também está disponível para criadores no Brasil. Até então, usuários no país tinham acesso apenas para assistir os vídeos produzidos nesse formato, e a produção de YouTube Shorts havia sido ofertada só para alguns canais brasileiros em formato beta. Agora a criação de conteúdo de Shorts está oficialmente disponível a todos: “A partir de hoje, gradualmente expandimos nossa versão beta do Shorts para o Brasil e mais 22 países”.

O novo formato, semelhante ao TikTok e ao Reels, foi lançado em 2020 na Índia e chegou em março de 2021 nos Estados Unidos – desde então a plataforma já ultrapassou 6,5 milhões de visualizações diárias. Ainda de acordo com o YouTube, os canais que passaram a utilizar o formato mais que triplicaram desde de dezembro.

Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil explicou que “O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular. Além disso, é um produto divertido para os espectadores aproveitarem nos pequenos momentos do dia, conectando-os ao conteúdo e aos criadores que amam”.

No post de lançamento a empresa ainda comentou que está buscando entender qual o melhor formato de remuneração dos criadores de conteúdo e como vai fazer para monetizar esse novo formato, e que enquanto isso está trabalhando com o YouTube Shorts Fund, um fundo de US$ 100 milhões que serão distribuídos ao longo de 2021-2022 (mais detalhes de como será essa distribuição serão fornecidos no futuro).

Para mais informações sobre como utilizar o Shorts e quais as funções disponíveis (como a muito interessante opção de utilizar trechos de áudio de vídeos do YouTube para criar Shorts, incluindo a biblioteca musical da plataforma), recomendamos que você dê uma olhada no post oficial: YouTube Shorts chega ao Brasil!

O Shorts beta está sendo lançado hoje e deve estar disponível a todos no Brasil nas próximas semanas. Como o próprio nome já diz, o formato ainda é beta, então o próprio YouTube já faz o disclaimer: “Sabemos que levaremos um tempo para acertar tudo e estamos apenas começando”. Fica agora a curiosidade de como será o desenvolvimento da plataforma e de como público e criadores lidarão com mais uma opção do mesmo formato.

Mais informações de: TecMundo

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page