top of page

YouTube anuncia novos requisitos de marcação para conteúdo gerado por IA

O YouTube resolveu entrar na onda da inteligência artificial e está colocando etiquetas em conteúdo gerado por IA. Eles estão se adiantando à esperada onda de IA generativa com novos requisitos para os criadores.


Segundo o YouTube:


"Nós introduziremos, nos próximos meses, atualizações que informarão os espectadores quando o conteúdo que estão vendo é sintético. Especificamente, exigiremos que os criadores divulguem quando criarem conteúdo alterado ou sintético que seja realista, incluindo o uso de ferramentas de IA."

Como você pode ver no exemplo acima, o novo requisito significa que os criadores terão que indicar quando um vídeo contém conteúdo alterado ou sintético que pareça real.


"Por exemplo, isso pode ser um vídeo gerado por IA que retrata realisticamente um evento que nunca aconteceu, ou conteúdo mostrando alguém dizendo ou fazendo algo que na verdade não fez."

Portanto, animações geradas por IA estão liberadas, mas representações de pessoas reais e eventos precisarão ser etiquetadas.


Não cumprir essa regra resultará em penalidades, que podem incluir remoção, suspensão da monetização e até mesmo a suspensão da conta, nos casos mais graves.


Isso, em muitos casos, ainda dependerá de alguém conseguir detectar e denunciar tais casos como preocupantes. Mas a ameaça de remoção deve ser suficiente para dissuadir muitos canais de postar fakes gerados por IA.


Quer dizer, provavelmente não irá deter grupos coordenados de desinformação financiados por governos estrangeiros, alguns dos quais criam milhares de canais no YouTube a cada ano. Mas é uma etapa importante de fiscalização de qualquer forma, proporcionando mais transparência no uso da IA generativa.


O YouTube também diz que automaticamente etiquetará qualquer conteúdo criado com suas próprias ferramentas de IA generativa.


Além disso, o YouTube está adicionando novos processos de solicitação de remoção para pessoas e músicos cujas imagens são usadas em criações de IA postadas no aplicativo.


O aspecto dos músicos é interessante, considerando que o YouTube também está trabalhando com gravadoras em um novo processo para facilitar a criação de música por IA dentro de certos parâmetros. Claramente, dado o papel que o YouTube desempenha na descoberta de música, esta é uma área de preocupação significativa, e o novo processo fornecerá outra forma de fiscalização para possíveis violações.


Tanto o Meta quanto o TikTok também implementaram etiquetas para conteúdo gerado por IA, proporcionando mais transparência e clareza para os espectadores em tempo real.


A expectativa é que isso se torne ainda mais importante nos próximos anos, à medida que as ferramentas de IA generativa evoluem e as ferramentas de vídeo fabricado se tornam mais populares.


Quais serão os impactos disso ainda não sabemos, mas as etiquetas, como um requisito básico, são um importante primeiro passo.

4 visualizações

Comments


bottom of page