top of page

YouTube anuncia Creator Music, uma nova maneira de criadores usarem músicas com direitos autorais no

O YouTube anunciou ontem, 20, um novo espaço voltado ao uso de músicas para vídeos, o Creator Music. A novidade foi apresentada no evento Made on YouTube, em que a empresa divulgou também alguns outros planos e novidades.

Até então, normalmente quando um criador usa uma música que não é sua, ele precisa abrir mão das receitas do anúncio para o detentor da licença da música. Isso significa que a maior parte dos vídeos no YouTube não usa música comercial – algo que o novo anúncio pretende mudar.

De acordo com a empresa, o Creator Music será um espaço com um grande catálogo de músicas que os criadores poderão escolher para seus vídeos, tendo a opção de comprar os direitos de uso diretamente ou então não adquirir o acesso à música, mas compartilhar a receita do vídeo com os detentores dos direitos dela.

“Os criadores nos disseram, repetidas vezes, que encontrar a música certa não é a parte mais difícil. Na verdade, é descobrir como licenciá-la”, observou Amjad Hanif, vice-presidente de produtos para criadores do YouTube. 

A plataforma também anunciou que o Creator Music vai apresentar os termos dos direitos das músicas explicados de forma mais simples para que todos os criadores entendam os custos e que o espaço também simplificará o processo de encontrar músicas de apoio para o conteúdo de vídeo.

As músicas poderão ser encontradas na plataforma pesquisando diretamente por aquela que o criador tem em mente, ou então usando um orçamento como base. Por enquanto, apenas parceiras independentes estão no catálogo, como Empire, Believe, Downtown e Merlin, sem promessas de que gravadoras maiores sejam incluídas.

O YouTube disse que o Creator Music está em testes beta, mas será lançado nos EUA no final deste outono e expandido para mais mercados em 2023.

Fonte: TechCrunch

2 visualizações

Commentaires


bottom of page