Aprimorando as pesquisas de conteúdo na plataforma, o YouTube anunciou ontem que agora capítulos de vídeo aparecerão nos resultados e que incluiu recursos de pesquisa visual. Além disso, está facilitando a descoberta de vídeos em idiomas estrangeiros com legendas no idioma local do usuário.
Agora, quando um vídeo for exibido nos resultados de uma pesquisa no YouTube, será possível acessar um menu “Capítulos”, que permitirá que o usuário encontre elementos específicos desse vídeo, direto dos resultados:
“Digamos que você esteja procurando uma boa receita de massa fermentada e queira aprimorar sua técnica de amassamento. Com esses novos resultados da pesquisa, você pode ver todas as etapas do vídeo, desde alimentar a entrada até tirar o pão do forno – e pular direto para o capítulo sobre amassar”.
Vale lembrar que a função de vídeos divididos por capítulos ainda não está disponível para todos os vídeos. De acordo com o YouTube, nem todos os vídeos são elegíveis para segmentação automática ainda – mas com o tempo, esse deve ser o padrão na plataforma, já que melhora a descoberta fornecendo correspondências de segmento de vídeos mais específicos para cada busca. Para os vídeos que já podem ser divididos, a dica é que os criadores são capazes de editar os segmentos adicionados automaticamente, ou inserir manualmente os seus próprios, o que pode fornecer uma nova oportunidade de descoberta.
O YouTube também está estendendo a funcionalidade já existente no desktop, de passar o mouse sobre a miniatura de um vídeo e assistir a uma breve reprodução do clipe, para dispositivos móveis.
Outra atualização nas ferramentas de pesquisas é que o YouTube começa a recomendar vídeos em outros idiomas, desde que o vídeo tenha legendas disponíveis para o idioma do usuário. Ou seja, se, por exemplo, o usuário que estava procurando o vídeo de massa fermentada fala islandês e não consegue encontrar um bom tutorial em seu idioma, o YouTube pode recomendar um tutorial em inglês com legendas em islandês. Para começar, o YouTube complementará os resultados da pesquisa com vídeos em inglês, mas planeja expandir para mais idiomas.
Além disso, na Índia e na Indonésia o YouTube também está testando um recurso para complementar os resultados da pesquisa com links para outros sites da Pesquisa Google. “Nem todas as pesquisas podem ter conteúdo de vídeo relevante ou de alta qualidade suficiente para atender completamente o que você está procurando”.
Ou seja, várias atualizações interessantes, que têm implicações diretas para o SEO de vídeo e o processo de descoberta, então pode valer a pena se aprofundar um pouco mais em cada elemento para determinar o impacto e o potencial para seu conteúdo.
Fontes: TechCrunch e Social Media Today