O WhatsApp está começando a distribuir, para seus testadores Beta, um novo recurso de chats de voz para grupos.
Disclaimer de nomenclatura: O recurso estava sendo inicialmente chamado de audio chats, em inglês (conversas de áudio) e agora está sendo oficialmente chamado de voice chats (conversas de voz), mas ainda não temos certeza do nome que receberá no Brasil, onde chats são chamados de Conversas mesmo.
Conforme pode ser observado nas capturas de tela acima, caso o recurso esteja ativado para a conta e seja compatível com o grupo, um novo ícone em forma de ondas sonoras ficará visível em grupos do WhatsApp. Tocar neste ícone iniciará automaticamente uma conversa por voz e uma interface dedicada aparecerá. Qualquer pessoa do grupo pode entrar no chat de voz a qualquer momento e começar a falar.
A conversa por áudio ficará ativa mesmo quando ninguém estiver lá, mas se permanecer vazia após 60min, ela terminará automaticamente – mas qualquer pessoa no grupo pode iniciar outro novo chat de voz a qualquer momento.
No entanto, o recurso só estará disponível a determinados grupos. De acordo com o WABetaInfo, que trouxe todas as informações da descoberta, o padrão será que apenas grupos com mais de 32 participantes tenha acesso aos chats de voz, embora o limite de participantes num bate-papo desse tipo seja exatamente de 32. O portal ressalta ainda que essa configuração pode variar de acordo com o usuário.
A maior diferença dos chats de voz para as chamadas que já estão disponíveis no WhatsApp é que eles permitem iniciar uma “chamada” sem tocar o telefone de cada participante do grupo. No lugar, todos os participantes receberão uma notificação push silenciosa quando uma nova conversa de voz for criada – e o ícone do grupo exibirá uma pequena miniatura representando um chat de voz na lista de conversas.
Os chats de voz também são protegidos por criptografia end-to-end, garantindo que apenas os participantes de uma chamada de voz possam ouvir seu conteúdo.
A capacidade de iniciar conversas de voz está disponível para alguns usuários que instalaram as últimas atualizações Beta do WhatsApp para Android na Google Play Store e serão lançadas para ainda mais pessoas nos próximos dias. Ainda de acordo com o WABetaInfo, como essa parece ser uma versão mais ampla de testes, é possível que alguns usuários da versão regular do app também tenham acesso ao mesmo recurso.
Comments