top of page

WhatsApp lança oficialmente a guia Comunidades

Mas ainda não no Brasil.

O novo recurso, que oferece grupos de discussão maiores e mais estruturados, já estava em testes desde o início do ano e foi lançado oficialmente hoje de forma global, num anúncio de Mark Zuckerberg. Porém, seguindo uma recomendação do TSE, o WhatsApp Comunidades só será lançado no Brasil em janeiro de 2023. A ideia inicial era lançar a nova ferramenta aqui após as eleições, mas o órgão se preocupou com a possibilidade da funcionalidade servir para espalhar fake news sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro. Ficou acordado então que as Comunidades serão disponibilizadas no Brasil no início do ano que vem.

Projetadas para ajudar organizações, como escolas ou empresas, por exemplo, a se comunicar melhor e se manter organizadas, as Comunidades trazem vários novos recursos que incluem controles administrativos, suporte para subgrupos e grupos de anúncios, chamadas de voz e vídeo para 32 pessoas, compartilhamento maior de arquivos, reações emoji e enquetes, além de suporte e criptografia de ponta a ponta para grupos de até 1.024 usuários.

Welcome to Communities 👋 Now admins can bring related groups together in one place to keep conversations organized. Organized. Private. Connected 🤝 pic.twitter.com/u7ZSmrs7Ys — WhatsApp (@WhatsApp) November 3, 2022

Bem-vindo às Comunidades 👋 Agora os administradores podem reunir grupos relacionados em um só lugar para manter as conversas organizadas. Organizado. Privado. Conectado 🤝

As comunidades são estruturadas com um grupo de anúncios principal, que alerta a todos sobre as mensagens mais importantes, e subgrupos. Os membros só podem conversar em pequenos subgrupos, aprovados pelo administrador. Isso para evitar que as pessoas sejam bombardeadas com mensagens sobre os acontecimentos do grupo e eventos aos quais não estão conectadas.

Por aumentar muito a capacidade dos grupos, que poderão incluir pessoas de círculos de contato para além dos seus, os números de telefone ficarão ocultos da comunidade mais ampla e ficarão visíveis apenas para administradores e outras pessoas nos mesmos subgrupos que você. A intensão é equilibrar a demanda de privacidade dos usuários com a necessidade de permitir que outros membros do grupo entrem em contato com você.

Outra informação relevante é que as Comunidades do WhatsApp serão ocultas. Não haverá um recurso de pesquisa e descoberta disponível – você precisará ser convidado a participar.

Quando as Comunidades estiverem disponíveis, os administradores de grupos já existentes poderão fazer a transição dele para Comunidades, se preferirem, ou optar por recriar seu grupo como uma Comunidade do zero. Os administradores também têm o poder de adicionar membros aos grupos ou podem enviar links de convite que permitem que outras pessoas se tornem membros da Comunidade.

Nós já falamos um pouco sobre o novo recurso aqui e aqui.

Para conferir o post de anúncio no blog do WhatsApp: Communities Now Available!

3 visualizações

Comentarios


bottom of page