Uma nova atualização do WhatsApp beta, programa de testadores do aplicativo, revelou uma nova tela chamada “Conversas de terceiros”, que indica que a empresa está testando a opção de envio de mensagens para e de outros aplicativos.
Esta é a tela encontrada na nova versão beta:
Quem descobriu e compartilhou a novidade foi o portal WABetaInfo, que também relatou que, por enquanto, a tela não está funcional nem acessível aos usuários (porém seu título é uma forte pista de que este é provavelmente o primeiro passo para abrir o aplicativo de mensagens criptografadas da Meta para compatibilidade entre plataformas).
Esta pode ser mais uma pista de como a Meta está se preparando para cumprir a Lei de Mercados Digitais da UE, que exigirá interoperabilidade de bate-papo com outros serviços. A descoberta da versão ocorre poucos dias depois que a Comissão Europeia confirmou que a Meta, proprietária do WhatsApp, atende à definição de “gatekeeper” (controlador de acesso) da Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE. Nessa definição, é exigido que softwares de comunicação, como o WhatsApp, interoperem com aplicativos de mensagens de terceiros. Foi dado um prazo até março de 2024 para que as empresas se ajustem.
De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo da lei é evitar que os gatekeepers imponham condições injustas e garantir a abertura de serviços digitais importantes. O DMA também determina que os gatekeepers, por exemplo, permitam que os usuários removam aplicativos pré-instalados ou comprem em lojas de aplicativos alternativas.
Fontes: WABetaInfo e The Verge