top of page

WhatsApp está trabalhando na opção de mensagens entre diferentes plataformas

Uma nova atualização do WhatsApp beta, programa de testadores do aplicativo, revelou uma nova tela chamada “Conversas de terceiros”, que indica que a empresa está testando a opção de envio de mensagens para e de outros aplicativos.

Esta é a tela encontrada na nova versão beta:

Imagem

Quem descobriu e compartilhou a novidade foi o portal WABetaInfo, que também relatou que, por enquanto, a tela não está funcional nem acessível aos usuários (porém seu título é uma forte pista de que este é provavelmente o primeiro passo para abrir o aplicativo de mensagens criptografadas da Meta para compatibilidade entre plataformas).

Esta pode ser mais uma pista de como a Meta está se preparando para cumprir a Lei de Mercados Digitais da UE, que exigirá interoperabilidade de bate-papo com outros serviços. A descoberta da versão ocorre poucos dias depois que a Comissão Europeia confirmou que a Meta, proprietária do WhatsApp, atende à definição de “gatekeeper” (controlador de acesso) da Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE. Nessa definição, é exigido que softwares de comunicação, como o WhatsApp, interoperem com aplicativos de mensagens de terceiros. Foi dado um prazo até março de 2024 para que as empresas se ajustem.

De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo da lei é evitar que os gatekeepers imponham condições injustas e garantir a abertura de serviços digitais importantes. O DMA também determina que os gatekeepers, por exemplo, permitam que os usuários removam aplicativos pré-instalados ou comprem em lojas de aplicativos alternativas.

4 visualizações

Comments


bottom of page