top of page

WhatsApp está testando uma ferramenta de Newsletter

O WhatsApp está trabalhando em um novo recurso de boletins informativos, provavelmente devido a um bom feedback dos recursos da guia Comunidades.

Os boletins (ou Newsletters) serão uma ferramenta one-to-many, em que uma pessoa transmite informações para muitas outras, de forma simplificada, e podem ser úteis para receber atualizações de pessoas, grupos, autoridades locais, equipes esportivas ou outras organizações. Com as Newsletters, os usuários poderão escolher de quem querem ouvir e seguir os emissores de sua escolha diretamente no WhatsApp.

Devido a sua característica de atingir um número indefinido (e grande) de pessoas, os boletins não contarão com a proteção de criptografia de ponta-a-ponta, já que não há benefício prático ao recurso com o design unidirecional e one-to-many.

No entanto, como forma de proteção aos envolvidos, o número de telefone de quem envia e também de quem se inscreve no serviço de Newsletter é sempre mascarado e escondido, de forma a evitar a divulgação da sua identidade.

A descoberta é do portal WABetaInfo, que, com base em várias pistas no código, entende que os boletins serão uma seção separada e opcional disponível na guia Status, separada dos bate-papos privados e não afetará a criptografia de ponta a ponta das mensagens privadas.

Eles também informam que os boletins não possuem características de acabar se tornando uma rede social pública, pois são um espaço pessoal onde o usuário sempre tem controle sobre o que vê, quando vê e de quem vê. Além disso, no momento, não há sinais de anúncios, recomendações algorítmicas ou gráficos sociais enviando aos usuários conteúdo que eles não escolheram ver: o conteúdo será exibido cronologicamente, sem qualquer prioridade “mágica”, assim como outras conversas do WhatsApp.

Os boletins também oferecerão suporte a identificadores, o que significa que os usuários podem encontrar e ingressar facilmente em Newsletters pesquisando-as usando um nome de usuário diretamente no WhatsApp.

O WABetaInfo também garante que o recurso foi desenvolvido com foco na privacidade, já que os usuários poderão controlar quem seguem, sem que ninguém veja essa informação, independentemente de estarem em sua lista de contatos ou não (além de seus números de telefone e informações pessoais estarão sempre ocultos, como já informado acima).

Para deixar um pouco mais claro: o recurso de comunidades tem como princípio a organização de grupos, com uma limitação de 5000 participantes. O número de telefone do criador da comunidade é visível para todos, a lista de participantes também é visível para o criador (embora esteja oculta para os membros do grupo) e os participantes podem entrar em contato facilmente com o administrador da comunidade em particular, independentemente de terem obtido permissão explícita para fazê-lo. Já as newsletters quebram essas limitações, escondendo os números de telefone e não tendo limites de inscritos. Portando, podem ser uma ótima ferramenta para empresas e portais de notícias se conectarem com seu público, por exemplo.

Vale destacar que o recurso ainda não está disponível, nem na versão Beta ainda, e podem haver muitos detalhes a serem revelados.

3 visualizações

Comments


bottom of page