O WhatsApp em breve permitirá a troca de mensagens com outros aplicativos, e a Meta já revelou como será essa integração. A novidade, que inicialmente estará disponível apenas para os usuários da União Europeia, permitirá que mensagens do WhatsApp e do Messenger apareçam na mesma caixa de entrada de chats de outros aplicativos ou sejam mantidas separadas, conforme a preferência do usuário. Além disso, a Meta está desenvolvendo novas notificações que informarão quando for possível conectar chats de novos aplicativos suportados.
A Meta afirma ter ido além das funcionalidades básicas exigidas para a interoperabilidade das mensagens. Os usuários poderão desfrutar de recursos avançados, como reações, respostas diretas, indicadores de digitação e recibos de leitura. A partir do ano que vem, será possível criar grupos com contatos de outros aplicativos de terceiros. Além disso, a Meta planeja expandir a interoperabilidade para chamadas de voz e vídeo de terceiros, com previsão de lançamento para 2027.
Essa mudança está sendo feita em cumprimento ao Digital Markets Act da União Europeia, que obriga a Meta a permitir a interoperabilidade do WhatsApp e do Messenger com outros aplicativos, como iMessage, Telegram, Google Messages e Signal. No entanto, para garantir a privacidade das mensagens, as empresas que desejarem integrar seus aplicativos precisarão utilizar o Signal Protocol, que a Meta se comprometeu a disponibilizar aos parceiros interessados.
No blog da Meta: An Update on How We’re Building Safe and Secure Third-Party Chats for Users in Europe
Fonte: The Verge
Comments