top of page

WhatsApp Business tem 50 milhões de usuários ativos e adiciona QR Code e compartilhamento de catálog

A plataforma anunciou hoje a introdução de novas ferramentas para conectar negócios e clientes – logo após as contas comerciais atingirem o marco significativo de 50 milhões de usuários ativos mensais (o Brasil é o segundo país com contas comerciais, com mais de 5 milhões ativas mensais).

O aplicativo de mensagens do Facebook está expandindo seu alcance oportunizando o uso de códigos QR para permitir que os clientes se conectem facilmente às empresas, e tornou possível para as mesmas começarem a compartilhar catálogos baseados no WhatsApp (listas dinâmicas de itens que podem ser pedidos pelos usuários) como links fora da própria plataforma do WhatsApp.

Considerando que o WhatsApp ultrapassou 2 bilhões de usuários em fevereiro deste ano, atingir 50 milhões no aplicativo comercial nos dois anos desde que foi lançado pode não parecer muito, mas sempre houve muito uso informal da plataforma, especialmente por comerciantes menores – demonstrando seu potencial de monetização se eles puderem ser atraídos para mais produtos do WhatsApp (e do Facebook).

O momento também é oportuno, já que muitos negócios estão se voltando para canais digitais (alguns pela primeira vez) para divulgar seus produtos e serviços, em um período em que as lojas físicas foram severamente restringidas devido à pandemia de saúde.

Iniciando um bate-papo com uma empresa usando QR Code:

A ideia aqui é facilitar, já que agora será possível apenas digitalizar o código QR que uma empresa exibe em sua loja, embalagem ou recibo do produto para iniciar um bate-papo – até então, para entrar em contato com a empresa era necessário adicionar o número aos seus contatos ou buscar pelos links disponíveis nas redes sociais.

A digitalização do QR Code abrirá uma conversa com uma mensagem pré-preenchida opcional, criada pela empresa para iniciar a conversa. Com as ferramentas de mensagens do aplicativo, as empresas podem enviar rapidamente informações, como seu catálogo, para iniciar a conversa.

Para começar a usar códigos na sua conta comercial siga estas etapas rápidas. O serviço já está disponível globalmente.

Compartilhando Catálogos de Negócios:

Os catálogos permitem que as empresas mostrem os bens ou serviços que oferecem. Esse serviço está disponível desde novembro do ano passado, e de acordo com o Facebook, mais de 40 milhões de pessoas visualizam um catálogo de negócios no WhatsApp por mês.

Agora, para facilitar a descoberta de produtos, também será possível compartilhar os catálogos e itens individuais como links em sites, Facebook, Instagram e outros lugares. Se as pessoas quiserem compartilhar um catálogo ou item que encontrarem com amigos ou familiares, eles podem simplesmente copiar o link e enviá-lo no WhatsApp ou em outros lugares também.

Os links do catálogo estão disponíveis globalmente e aqui estão as instruções de como compartilhá-los.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page