top of page

Usuários do Facebook e Instagram agora podem escolher mostrar ou esconder os Likes

O Facebook anunciou ontem que realmente está dando às pessoas mais controle sobre as curtidas em suas postagens no Instagram, e nas próximas semanas no Facebook. Em abril a plataforma havia anunciado que estava fazendo um teste global com alguns usuários, para testar os novos recursos nessa área.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, falou um pouco sobre a novidade:

You might've seen that we’ve been testing different options for a while and this update reflects the feedback we’ve gotten. We want you to feel good about the time you spend on our apps and this is a way to give you more control over your experience. pic.twitter.com/K5dLt4Cn7T — Adam Mosseri 😷 (@mosseri) May 26, 2021

Uma atualização sobre contagem de likes. A partir de hoje, você pode gerenciar sua experiência da maneira que funciona para você. Você pode optar por ocultar as contagens de curtidas nas postagens de outras pessoas e em suas próprias postagens para que as pessoas não vejam quantas curtidas você recebeu. Lançado no Instagram e no Facebook.

Você deve ter percebido que estamos testando diferentes opções há algum tempo e esta atualização reflete o feedback que recebemos. Queremos que você se sinta bem com o tempo que passa em nossos aplicativos e esta é uma forma de lhe dar mais controle sobre sua experiência.

A empresa iniciou o projeto de ocultar as contagens de likes em 2019, numa tentativa de diminuir a carga mental das redes sociais, ou “despressurizar a experiência das pessoas no Instagram”, pensando, por exemplo, em usuários que buscam validação por meio das curtidas em seus posts. E, apesar de que aqui no Brasil a contagem de likes ainda estava escondida (no app), em outros países, como Estados Unidos, ela ficou escondida só por um período de testes, mas já estava aberta há um tempo.

Mosseri explicou: “Acontece que na verdade não mudou tanto sobre … como as pessoas se sentiam ou quanto usaram a experiência como pensávamos”, numa entrevista coletiva esta semana. “Mas acabou sendo bastante polarizador. Algumas pessoas realmente gostaram, e algumas pessoas realmente não”.

No post de anúncio a empresa ainda disse: “Usuários da plataforma e especialistas nos disseram que algumas pessoas gostaram de não ver o número de curtidas, mas que outras se incomodaram com isso, principalmente porque se baseiam nesse número para saber o que ganhou popularidade ou está em alta. Por isso, você poderá escolher se deseja ou não ver o número de curtidas”.

Em resumo, nesses dois anos em que está trabalhando nessa questão, o Instagram fez diversos testes em diferentes regiões, e com base no que percebeu, optou por deixar a decisão a critério de seus usuários.

Então, para quem quer voltar a ver as curtidas dos posts, ou escolher se mostra seus números ou não, são alguns os caminhos:

  1. Em uma publicação própria, toque nos três pontinhos do topo direito, para abrir o menu com as opções do post. Depois é só selecionar “Ocultar número de curtidas” para esconder as informações, ou “Reexibir número de curtidas” para mostrar.

  2. Em Configurações > Privacidade > Publicações está o item “Ocultar o número de curtidas e de visualizações”, que pode ser ativado e desativado de acordo com a preferência de cada um, sobre a exibição da contagem de outros perfis.

  3. Ao criar um novo post, nas “Configurações avançadas” é possível optar por esconder ou mostrar as curtidas dessa publicação.

Confira o anúncio no blog do Instagram: Ampliando o controle dos usuários

Fontes adicionais: The VergeNBC News

2 visualizações

Comments


bottom of page