top of page

Twitter atualiza sua política de segurança proibindo a postagem de imagens de pessoas sem seu consen

Foto do escritor: Vinicius GambetaVinicius Gambeta

Ontem a empresa atualizou sua política de segurança de informações privadas, para proibir o compartilhamento de imagens ou vídeos de indivíduos privados sem o seu consentimento. Essa atualização se soma com outras proibições de compartilhamento de informações pessoais de terceiros sem permissão, como endereço, localização, documentos, informações de contato, financeiras ou médicas.

Sharing images is an important part of folks' experience on Twitter. People should have a choice in determining whether or not a photo is shared publicly. To that end we are expanding the scope of our Private Information Policy. 🧵 — Twitter Safety (@TwitterSafety) November 30, 2021

Compartilhar imagens é uma parte importante da experiência das pessoas no Twitter. As pessoas devem ter a opção de determinar se uma foto será compartilhada publicamente ou não. Para isso, estamos expandindo o escopo de nossa Política de Informações Privadas.

Em termos práticos, o Twitter não vai exigir o consentimento de todos os indivíduos que estão numa foto ou vídeo antes de sua publicação, mas se uma das pessoas presentes quiser que a mídia seja retirada, a plataforma diz que a retirará: “Quando somos notificados por indivíduos retratados, ou por um representante autorizado, que eles não consentiram em ter sua imagem privada ou vídeo compartilhado, nós os removeremos”.

Porém, existe uma diferença: “Esta política não se aplica à mídia apresentando figuras públicas ou indivíduos quando a mídia e o texto do tweet que o acompanha são compartilhados no interesse público ou agregam valor ao discurso público”. A empresa esclareceu que pode remover conteúdo destinado a assédio, que já é algo que está incluído em suas políticas existentes contra comportamento abusivo, mas que, ao decidir sobre a retirada de conteúdo sobre figuras públicas, avaliará se essa informação já está disponível em outras mídias públicas, como TV e jornais.

Com o anúncio dessa atualização, diversas pessoas expressaram suas preocupações sobre, por exemplo, se isso poderia significar que fotos de multidões, sem o consentimento de cada indivíduo, não seriam mais permitidas. Porém, o Twitter explicou que imagens e vídeos que mostram pessoas participando de grandes eventos não violariam a política.

Outra grande preocupação foi (ou ainda é) que essa medida pode acabar sendo usada para silenciar usuários. Um novo tópico de segurança foi adicionado ao anúncio, para esclarecer algumas dessas preocupações e, de acordo com a empresa, “esta atualização de política ajudará a reduzir o uso indevido da mídia para assediar, intimidar e revelar as identidades de indivíduos, o que afeta desproporcionalmente mulheres, ativistas, dissidentes e membros de comunidades minoritárias” – ela também explicou que quando uma mídia for relatada por alguém na imagem, ou um representante autorizado dessa pessoa, o Twitter irá considerar se o tweet “agrega valor ao discurso público” antes de tomar uma decisão sobre a exclusão da postagem, analisando o contexto da situação.

Fonte: TechCrunch

4 visualizações
bottom of page