Alguns usuários do TikTok agora estão sendo notificados sobre a opção de habilitar um novo recurso, o ‘Histórico de visualização de postagens’ (em tradução livre). Ele permitirá aos usuários ver quem entre seus seguidores visualizou seus vídeos – desde que os espectadores permitam que suas atividades sejam rastreadas.
A captura de tela abaixo, compartilhada por Matt Navarra, mostra a nova notificação:
Histórico de visualização de postagens ativado – As pessoas que você segue poderão ver que você visualizou as postagens delas – Você pode ver quais seguidores visualizaram suas postagens – Você pode desativar esse recurso agora ou a qualquer momento em Configurações e privacidade
A plataforma já costumava compartilhar informações semelhantes, como forma de aumentar as conexões no aplicativo, mas parou de enviar essas notificações no início do ano passado, em meio a investigações sobre seus processos de compartilhamento de dados (e vários casos de stalkers do TikTok). A principal diferença do teste que está acontecendo agora é que essas informações são apenas de pessoas que já estão em suas comunidade TikTok, então parece um pouco mais seguro.
Ainda assim, discute-se a relevância da função no aplicativo. Andrew Hutchinson, para o Social Media Today, analisa que talvez seja interessante para aspirantes a influenciadores, que podem alcançar potenciais colaboradores que verificaram suas coisas, ou talvez possa funcionar para conexões. Para ele, “muitas pessoas optarão por participar, embora isso só leve a mais perguntas sobre alcance (talvez elas não estejam vendo minhas postagens) e amizades (ela nem está verificando meus clipes)”.
Esse recurso foi detectado pela primeira vez em testes em janeiro deste ano e, apesar de vários usuários estarem tendo a opção, o TikTok afirmou que o está em testes, e que ainda não têm planos para um lançamento completo.
Com informações de: Social Media Today