top of page

TikTok perde músicas da Taylor Swift e outros grandes artistas da Universal Music

O Universal Music Group (UMG) começou a remover do TikTok os catálogos musicais dos artistas representados pela gravadora, após as negociações de renovação dos licenciamentos não terem tido sucesso. O acordo de licenciamento anterior entre UMG e TikTok expirou em 31 de janeiro.

Artistas como Taylor Swift, Drake, Nicki Minaj, Billie Eilish, Ariana Grande e Olivia Rodrigo são representadas pela Universal – a imagem acima mostra a biblioteca de músicas de Swift no TikTok antes e depois que as músicas começaram a ser removidas.

A disputa entre as duas partes gira em torno do pagamento dos artistas, de IA ​​generativa e da segurança online. Na terça-feira, a UMG acusou a plataforma de vídeo de tentar intimidá-la para que aceitasse um “mau acordo”. A gravadora alega ter preocupações em relação à remuneração adequada para artistas e compositores, proteções contra música gerada por IA e segurança online na plataforma, para proteger os artistas de “discurso de ódio, intolerância, intimidação e assédio”.

Já o TikTok respondeu dizendo que era “decepcionante” que a UMG tivesse “optado por abandonar o apoio poderoso de uma plataforma com bem mais de um bilhão de usuários” e acusou a gravadora de colocar sua “própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores”.

Por hora, as músicas de propriedade da UMG que, inclusive, já aparecem nos vídeos publicados do TikTok, serão silenciadas – se usuários desejarem música em seus vídeos, terão que substituir as faixas removidas com opções alternativas de outras gravadoras.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page