top of page

TikTok está testando reduzir as opções de músicas no app

Como parte de negociações em andamento sobre direitos de uso de música, o TikTok está realizando um teste entre alguns usuários na Austrália, reduzindo sua capacidade de adicionar músicas aos seus vídeos.

Conforme relatado pela Bloomberg: “O TikTok está limitando o número de músicas que os usuários podem postar em seu aplicativo, um experimento para avaliar o quanto eles valorizam a música em seus vídeos. Os criadores de conteúdo não poderão usar certas músicas, disse a empresa em um comunicado”.

A ByteDance, proprietária do TikTok, buscou negociar pagamentos mais baixos pelo uso de músicas no aplicativo, com o argumento de que a música não é tão crucial para a experiência do TikTok quanto as editoras musicais sugerem. Inclusive, isso se expandiu para outras plataformas da ByteDance – a Sony Music, por exemplo, removeu suas músicas da plataforma de música da ByteDance, Resso, no ano passado, após uma falta de acordo nas negociações de pagamento.

Por isso, a Bloomberg sugere que a ideia da empresa agora, seja estabelecer o valor no uso de música no aplicativo, como moeda de troca para negociações futuras com editoras musicais – provar que não precisa de música tanto quanto os editores pensam e ganhar mais influência em negociações.

Para as marcas presentes na plataforma isso não causa um impacto direto, já que elas já são restritas nas trilhas que podem usar em seus vídeos, com a biblioteca de sons isenta de royalties do TikTok.

Para os usuários, porém, pode haver alguma mudança caso a plataforma não tenha sucesso em seu plano e seja, de fato, forçada a remover algumas músicas. Afinal, músicas impulsionam diversas tendências no aplicativo. Mas é claro, essa é uma possibilidade distante, já que este é, até o momento, apenas um teste em pequena escala.

3 visualizações

Comments


bottom of page