top of page

TikTok está considerando vídeos com paywall e testando no Brasil fundo para criadores com melhor rem

O TikTok está trabalhando em novas iniciativas de remuneração para impulsionar criadores de conteúdo, de acordo com um relatório do The Information.

Entre os recursos em desenvolvimento está uma barreira de pagamento para acessar determinados vídeos, que deve permitir que criadores definam um preço para esse conteúdo. Os espectadores teriam que pagar, por exemplo, US$ 1 (ou alguma outra taxa escolhida pelo criador) para assistir aos vídeos com esse paywall, de acordo com o relatório. Esse formato já é bem conhecido em portais de notícias e também é usado em outras plataformas, como o Instagram, onde criadores podem compartilhar postagens exclusivas para assinantes, como Reels, stories e outros conteúdos que não são disponibilizados para seguidores não pagantes.

Outra iniciativa do TikTok, implementada primeiro aqui no Brasil e na França, é uma remodelação do seu fundo para criadores. O fundo original foi lançado em 2020, com US$ 1 bilhão, e paga aos criadores qualificados uma porcentagem de acordo com a popularidade de seus vídeos. Porém, diversas pessoas criticam abertamente o formato, dizendo que ele limita quanto os criadores podem ganhar e vários TikTokers relataram receber valores bem abaixo da proporção de visualizações de seus vídeos.

O relato do The Information aponta que a ideia deste novo fundo é pagar mais aos criadores, porém com prováveis alterações nas regras de acesso. A liderança da plataforma considerou aumentar os requisitos de qualificação para participar do fundo para 100.000 seguidores e dar pagamentos aos usuários que fizerem vídeos mais longos (que, atualmente, podem ser até 10 minutos).

O porta-voz do TikTok, Zachary Kizer, disse que a empresa está comprometida em “explorar novas maneiras de criar uma experiência valiosa e gratificante para a comunidade de criadores do TikTok. No TikTok, qualquer um pode ser um criador e todos podem aproveitar o entretenimento de nossos criadores inspiradores, e pretendemos continuar inovando essa experiência para que as pessoas possam se expressar, encontrar sua comunidade e serem recompensadas por sua criatividade”.

Os recursos em desenvolvimento destinam-se a incentivar criadores de conteúdo, que alimentaram a ascensão do TikTok, a continuar na plataforma. A empresa introduziu gradualmente mais maneiras para influenciadores, celebridades e criadores ganharem dinheiro, mas os usuários expressaram desapontamento com os pagamentos vindos diretamente do TikTok. Enquanto isso, os maiores concorrentes do TikTok aumentaram suas ofertas, na esperança de atrair criadores com melhores métodos de monetização.

O fundo remodelado está previsto para chegar aos Estados Unidos no próximo mês, um mercado que deve dar um bom parâmetro para a empresa sobre o sucesso da nova inciativa.

Fonte: The Verge

2 visualizações

Comments


bottom of page