top of page

TikTok chega a 1 bilhão de usuários ativos

“Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo agora vêm ao TikTok todos os meses para se divertir enquanto aprendem, riem ou descobrem algo novo. Temos a honra de ser o lar de nossa comunidade imensamente diversificada de famílias, pequenas empresas e criadores que se transformam em nossas estrelas favoritas” – a empresa comemora.

Apesar das ameaças de ser banido nos Estados Unidos; de ter sido, de fato, banido na Índia, seu segundo maior mercado; de quase ter sido vendido; de ter sido copiado por diversas plataformas; o TikTok continuou crescendo e comemorou ontem seus 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

E fez isso compartilhando um vídeo com a diretora de operações, Vanessa Pappas:

✨ 1 bilhão ✨ de pessoas no TikTok! Obrigado à nossa comunidade global 🎉

O TikTok foi lançado em 2017, em janeiro de 2018 tinha 54 milhões de usuários e agora, chegou ao 1 bi – adicionando cerca de 950 milhões de usuários em 45 meses. Como a comparação acaba sendo feita, o registro é de que o Instagram levou 8 anos desde seu lançamento até atingir chegar em 1 bilhão de usuários:

It took TikTok half the time to reach 1 billion users than it took Instagram to hit that same milestone https://t.co/RnvNoiDhLH pic.twitter.com/k2rYC2JYqc — Kaya Yurieff (@kyurieff) September 28, 2021

O TikTok levou metade do tempo para atingir 1 bilhão de usuários do que o Instagram levou para atingir o mesmo marco

Claro, os aplicativos e nem os números são diretamente comparáveis, principalmente devido às diferentes taxas de conectividade móvel, ao uso e tantas outras questões, mas de alguma forma isso demonstra a medida do sucesso do TikTok.

Afinal, ele gerou uma enorme resposta do público e rapidamente se tornou modelo, com quase todos os aplicativos sociais agora buscando copiar elementos da plataforma. Snapchat, Facebook, Instagram e Pinterest estão todos em processo de experimentar opções semelhantes às do TikTok – o que, dada a ascensão meteórica do TikTok, faz sentido.

Além disso, o aplicativo continua a liderar os gráficos de downloads mensais e também está a frente como a principal plataforma social para muitos usuários mais jovens. Claro, o Facebook continua sendo uma ferramenta de conexão crítica para muitos, e tem investido para continuar no topo, mas cada vez mais o TikTok tem ganho a “guerra” da atenção dos jovens.

A cautela em torno do aplicativo, por pertencer a uma empresa chinesa, não diminuiu, mas, pelo menos por hora, parece que os reguladores deram um passo atrás em pressionar por mais transparência e mudança, à medida que o aplicativo continua a crescer em todo o mundo. De qualquer forma, profissionais de marketing sabem que o ideal é não apostar todas as fixas em uma plataforma só.

Estar familiarizado com o TikTok e avaliar o potencial para marcas talvez seja o mínimo a se fazer. Ainda mais considerando que 1 bilhão é algo enorme. O TikTok agora está no mesmo nível que o Instagram em termos de usuários gerais e está crescendo muito mais rápido.

Post comemorativo da plataforma: Um bilhão de vezes obrigado!

3 visualizações

Comments


bottom of page