top of page

Tempo gasto usando aplicativos sociais atingiu novos recordes em 2022

A data.ai publicou seu relatório anual State of Mobile 2023, que apresenta métricas globais da indústria mobile e claro, traz muitas informações sobre aplicativos sociais, destacando todas as principais mudanças e desenvolvimentos de 2022.

Um dos principais destaques é, justamente, o uso de aplicativos de mídia social em 2022, que atingiu um tempo global gasto de 2 trilhões de horas no ano que passou:

Imagem

A empresa resume: “O tempo total gasto subiu 17% ao ano para superar 2 trilhões de horas em telefones Android em 2022. Este crescimento foi impulsionado pela instalação de novos aplicativos que saltaram 15% ano após ano, incluindo 25% de crescimento na China. Sete dos 10 maiores aplicativos viram o crescimento anual cair, incluindo LINE, Facebook, e QQ. Entretanto, isto foi compensado pelo forte crescimento de aplicativos como TikTok, Snapchat, WePlay, e Zhihu”.

Outro destaque é que o Instagram foi o aplicativo de mídia social mais baixado em todo o mundo em 2022:

(na primeira coluna a classificação mundial e depois alguns países em destaque)

A data.ai faz um destaque para o BeReal, que, de acordo com a empresa, teve um grande salto. Eles observaram que “nenhum aplicativo social adicionou mais novos usuários nos Estados Unidos nos últimos cinco anos do que os 5,3 milhões do BeReal em agosto de 2022”. Porém, é importante atentar para o fato de que o BeReal não se faz presente nas estatísticas de top downloads da maioria das regiões.

Como observado, a Meta ainda segura o título nessa categoria, entretanto, o TikTok aparece com um bom desempenho na maioria dos mercados. E não só isso: o TikTok também foi onde os consumidores mais gastaram dinheiro dentro de um aplicativo:

Imagem

Em especial, as pessoas compraram muitas moedas no TikTok, que são itens particularmente populares em transmissões ao vivo, permitindo que os usuários façam compras e doações para criadores no aplicativo.

A data.ai também observa que os EUA já ultrapassaram o Japão e a China, tornando-se o principal mercado de gastos do consumidor com aplicativos sociais, enquanto mercados menores também estão vendo mais crescimento nos gastos com aplicativos: “Os mercados fora dos três grandes (EUA, China e Japão) somaram apenas 30% dos gastos do consumidor em 2019. Isso subiu para quase 40% em 2022, enquanto os gastos globais mais do que triplicaram nesse período”.

No atual mercado da atenção, claramente os aplicativos sociais continuam a dominar, ocupando cada vez mais tempo do usuário. No geral, os dados provavelmente não são surpreendentes, mas vale a pena observar os números por trás das principais tendências e o que elas podem significar para o desenvolvimento futuro.

O relatório completo ‘State of Mobile 2023’ da data.ai pode ser acessado aqui, mas é necessário fornecer um endereço de e-mail profissional.

Com informações de Social Media Today e Matt Navarra

8 visualizações

Comentarios


bottom of page