top of page

Social selling: entenda mais sobre essa ferramenta estratégica do marketing digital

Que tal aproveitar as redes sociais de uma marca para alcançar mais visibilidade e aumentar as suas vendas? Saiba tudo sobre social selling!

Não tem como negar: as redes sociais entraram com tudo nas nossas vidas. Felizmente, essas mudanças também abrem portas para muitas empresas, como no caso do social selling.

Com tantas mudanças acontecendo na forma como nos comunicamos, as marcas precisaram acompanhar as novidades, certo? A produção de conteúdo digital é um exemplo claro disso, de um bom uso do espaço digital para posicionar uma marca com mais destaque no mercado.

Agora, chegou a vez de usar o espaço das redes sociais para mais uma tarefa que é importantíssima em qualquer empresa: vender.

Para entender melhor o que é social selling e qual o impacto dessa estratégia nos resultados de uma marca, é só continuar a leitura!

O que é social selling e qual sua importância para os negócios?

Indo direto ao ponto, social selling é um conjunto de estratégias voltado para a utilização das redes sociais de uma empresa como um canal de vendas. O detalhe aqui mora no fato de que qualquer venda não consiste em uma ação instantânea, mas em um processo, formado por muitas etapas.

Assim, a conversão final do cliente é apenas um momento entre muitos outros desse processo e, embora seja muito aguardado pela empresa, é preciso dar a devida importância às ações que vêm antes dele, tornando-o possível.

Nesse sentido, quando falamos em social selling, estamos nos referindo a um conjunto de estratégias que busca promover o engajamento do público com uma marca nas redes sociais, de forma que esse contato ajude a conduzi-lo ao longo da sua jornada de compra.

O potencial do ambiente digital já é evidente, tendo em vista o seu alcance e a quantidade de pessoas que passam por ele todos os dias. Vale lembrar que a pesquisa Tendências de Social Media 2023 apontou um total de 131,5 milhões de usuários de redes sociais no Brasil, que têm passado cada vez mais tempo na internet.

Além disso, o estudo Social Commerce também traz uma informação bem relevante para esse quadro: para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais. Ou seja, nada como explorar o alcance dessas plataformas e, de quebra, aproveitar algumas outras vantagens que elas oferecem.

Benefícios de aplicar o social selling nas estratégias de marketing digital

Afinal, por que investir nesse tipo de estratégia? Para encontrar a resposta para essa pergunta, confira alguns dos benefícios de aplicar o social selling:

Melhora o relacionamento com o consumidor

O espaço das redes sociais é marcado por uma comunicação ágil, próxima e mais direta, o que significa que esse é um bom ambiente para investir na interação entre marca e público, usando esse contato como uma ferramenta capaz de criar uma relação entre eles.

Esse é um dos aspectos explorados pelo social selling, que usa essas plataformas com um direcionamento mais personalizado para o público da empresa, tornando o processo de descoberta e atração mais próximo e significativo.

É aí que mora o segredo para melhorar o relacionamento com o consumidor e construir um vínculo que faz toda a diferença na taxa de retenção de clientes da marca.

Aumenta a visibilidade das marcas e explora novas oportunidades de mercado

Como vimos, redes sociais e aumento do alcance da marca andam juntos em uma boa estratégia de marketing digital. Nesses espaços, uma empresa consegue chegar a um grande número de pessoas, criando um posicionamento consistente, que dá visibilidade tanto à sua identidade de marca quanto àquilo que ela tem a oferecer ao seu público.

Além disso, vale lembrar que, assim como os seguidores de uma marca podem conhecê-la melhor através do seu perfil, o contato via redes sociais também é uma ótima forma de reunir informações sobre as pessoas que consomem os produtos ou serviços de um negócio.

Através de interações por comentários, avaliações, reações e compartilhamentos, é possível mapear novos caminhos para conquistar outras oportunidades de mercado.

Encurta o ciclo de vendas 

O ciclo de vendas é composto por várias etapas, que vão desde o momento em que o consumidor descobre a existência de uma marca até aquele em que uma compra é realizada, de fato.

Esse é um processo que pode ter longa duração, mas as estratégias de marketing digital estão sempre em busca de maneiras de encurtá-lo e o social selling pode ajudar nessa tarefa.

Quando a conversão é feita na própria plataforma, como acontece nas vendas por WhatsApp, Facebook ou Instagram, esse ciclo de vendas é acelerado pela relação já construída com o público, considerando que as necessidades dele já são conhecidas e não existe sequer a necessidade de deixar a plataforma para realizar uma compra.

E, conforme fica mais fácil realizar a conversão dos clientes, os esforços podem ser redirecionados para outras ações, como uma produção de conteúdo que melhore o tráfego orgânico e atraia mais clientes com um baixo custo de aquisição.

Maneiras de aplicar o social selling nas estratégias de marketing digital 

Agora que você já conhece os benefícios dessa estratégia, é hora da pergunta que não quer calar: como aplicar o social selling?

Como sempre, não podemos falar em conseguir um bom alcance e resultados positivos nas redes sociais sem mencionar a importância de uma produção de conteúdo de qualidade.

As publicações feitas nesses espaços são o que alimenta o vínculo entre a marca e os clientes, promovendo um contato mais próximo e personalizado, que conduza cada um deles ao longo do funil de vendas.

Nesse sentido, para dar início a esse processo e garantir bons resultados, é preciso conhecer bem o público-alvo da empresa, entender que é a sua buyer persona e começar a traçar estratégias com um bom direcionamento, que gerem um conteúdo realmente relevante.

Publicar informações sobre o segmento em que a empresa atua, dar dicas que possam ajudar o público da marca, investir em formatos variados e acompanhar as tendências de cada rede social são passos simples, mas que não podem passar batidos em uma estratégia de marketing digital voltada para essas plataformas. Isso, especialmente quando estamos falando da aplicação do social selling.

Além disso, é importante ter em mente o potencial das redes sociais quando o assunto é criar vínculos e reduzir a distância entre as pessoas. Por isso, um conteúdo humanizado, que ajude a criar um diálogo com o cliente, é sempre uma boa ideia para o desenvolvimento desse tipo de estratégia.

Tudo pronto para colocar isso em prática? Para saber mais sobre marketing digital, continue aqui e confira nossas dicas de SEO para criar estratégias avançadas!

77 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page