O processo de vendas possui duas possibilidades de fim: ou o prospect vai escolher você ou o seu concorrente. Certo?
Errado.
A verdade é que esses não são os únicos finais possíveis nessa história. Há outra opção: O cliente não tomar decisão nenhuma. E acredite, isso é o que mais acontece.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sales Benchmark Index (link na bio para o estudo completo), 60% das tentativas fracassadas de vendas terminam com o cliente tomando “nenhuma decisão” e simplesmente optando por ficar sem um determinado produto ou serviço – sem partir para a concorrência.
O que isso quer dizer?
Em geral, quando você está tentando adquirir um novo cliente, o que você realmente está enfrentando é a preferência destes potenciais clientes pela inação, e não seus concorrentes.
Foco no verdadeiro inimigo.
Para interromper o Status Quo você precisa basicamente fazer duas coisas:
Aumentar a dor do cliente (Já fizemos um post no instagram mostrando como você pode fazer isso).
Modificar a percepção de valor da sua marca, fazendo com que o cliente enxergue muito mais vantagem no que você oferece, do que no preço que ele paga (temos um episódio de podcast que fala sobre isso, mais especificamente o #S02E23).
Fica aí de tarefinha: Vai lá ler esses conteúdos e assim que você começar a aplicar esse conhecimento no seu processo comercial, sei que ele vai decolar.
A propósito, para quem ainda está se perguntando, “Status Quo” é uma expressão originada no latim, cujo significado é “no mesmo estado que antes”. Lutar contra o status quo seria lutar contra o estado atual de alguma coisa.