top of page

Relatório aponta que Pinterest atrai mais atenção total que outros apps

Um relatório publicado pelo Pinterest destaca o valor de atrair atenção “passiva” e “ativa” em suas promoções, algo que pode ajudar a gerar mais interesse e ação como resposta.

Esses dois formatos são assim considerados pela plataforma: "As estratégias de Atenção Ativa ajudam você a avançar, porque não podem ser ignoradas. Eles fornecem aquela centelha de consciência, ensinando às pessoas algo que elas não sabiam. Enquanto isso, as ferramentas de Atenção Passiva são lembretes constantes. Eles reforçam algo que já foi aprendido e mantêm sua marca em mente durante o processo mais amplo de tomada de decisão".

As estratégias de atenção passiva incluem formatos mais sutis, como imagens estáticas

As estratégias de Atenção Ativa incluem formatos ousados, como vídeo


O relatório agora divulgado, que fornece uma medida de como esses elementos funcionam no Pinterest, foi conduzido pela empresa Amplified Intelligence, que fez estudos analisando padrões de atenção do consumidor, usando medidas como rastreamento de olhos e uso de dispositivos para obter mais informações sobre como exatamente as pessoas respondem a diferentes aplicativos.

O resultado é que o Pinterest é muito bem-sucedido em chamar a atenção, obtendo 170% mais do que outras plataformas.

De acordo com a plataforma, “uma grande razão para isso é, simplesmente, que as pessoas gostam do conteúdo da nossa plataforma. E isso é intencional. Queremos que as pessoas se sintam bem em nossa plataforma, por isso criamos um lugar que inspira as pessoas a agirem em suas próprias vidas. E quando eles acessam o Pinterest, eles demoram, rolando 1,5x mais lentamente pelos anúncios no Pinterest, em comparação com pessoas em outras plataformas".

Com base nessas descobertas, o Pinterest dá duas dicas básicas aos profissionais de marketing:

  • Coloque seu conteúdo em contexto – a atenção ativa aumenta quando os anúncios são exibidos em um contexto relevante, como exibir um anúncio de bolsa em meio a conteúdo de moda.

  • Deixe seu criativo feliz – anúncios que provocam respostas emocionais mais fortes aumentam a reação, com respostas felizes atraindo mais atenção. “No estudo, anúncios com alta concentração de felicidade e surpresa geraram mais segundos totais de atenção do que anúncios com baixa concentração de felicidade e surpresa.”


O relatório completo do estudo pode ser conferido em: Attention, please: Unlock the potential of Total Attention



70 visualizações

Comments


bottom of page