top of page

Quais são os principais tipos de marketing? Entenda mais sobre cada um

Você conhece os principais tipos de marketing? Descubra quais são eles e conheça suas características mais importantes!

Conhecer os principais tipos de marketing é a melhor maneira de compreender no que consiste essa área que é tão abrangente.

O campo é formado por diversos métodos e segmentos, que focam nos diferentes elementos que atuam na construção de uma marca e no aumento de sua visibilidade perante o público consumidor.

Assim, é importante entender do que se trata cada um desses ramos e compreender quais são suas contribuições para a área como um todo.

Continue a leitura para descobrir quais são os principais tipos de marketing e aprender mais sobre cada um deles!

Conheça os principais tipos de marketing

Antes de conhecer o que caracteriza cada um dos principais tipos de marketing, é importante lembrar no que essa área consiste, de modo geral.

A principal função desempenhada por um profissional do ramo é explorar diferentes meios e recursos para aproximar uma marca de seu público consumidor, o que gera oportunidades de venda e acarreta um melhor desempenho no mercado.

Nesse sentido, trata-se de um campo que reúne conhecimentos fundamentais para uma empresa e que pode contribuir para seu sucesso de diferentes maneiras.

A seguir, você pode entender melhor o que caracteriza cada um dos ramos do marketing.

Marketing digital

Com o avanço da internet, o marketing digital se tornou um dos ramos mais conhecidos dessa área, pois está presente na vida de todo usuário que frequenta os ambientes virtuais.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), a pandemia acelerou o crescimento de pessoas que utilizam a internet, atingindo um total de 152 milhões de usuários brasileiros em 2021.

Assim, o ambiente digital é, cada vez mais, um meio a ser explorado por marcas que procuram aumentar sua visibilidade e se aproximar do consumidor, a partir de uma presença marcante em canais como as redes sociais e os mecanismos de busca.

Outbound marketing

O outbound marketing adota uma metodologia bastante ativa e procura se inserir na rotina do consumidor, a partir de intervenções que chamem sua atenção para as soluções que uma marca pode oferecer.

Nesse sentido, podem ser utilizados recursos como anúncios online e até propagandas televisivas.

Surpreender o público com informações relevantes sobre um produto, que sejam chamativas e instigantes, é um dos principais traços desse método.

Para ter sucesso nessa abordagem, é importante investir em propagandas criativas e originais, que marquem uma presença positiva na memória do consumidor.

Inbound marketing

Em oposição à estratégia outbound, o método inbound consiste em fazer com que seu público se aproxime da marca de forma espontânea, a partir da disponibilização de conteúdos relevantes que promovam um contato inicial com a empresa.

Assim, esse é um dos principais tipos de marketing utilizados atualmente e seu foco é conduzir o consumidor através do funil de vendas, tornando-o um cliente.

Por atuar dessa maneira, esse ramo também ficou conhecido como “marketing da atração”, ao fazer com que o próprio consumidor realize ações que o aproximam da marca.

Marketing de conteúdo

Ao conhecer os principais tipos de marketing, também é interessante notar que muitos deles estão relacionados uns aos outros de maneira muito próxima.

O marketing digital e o inbound, por exemplo, estão muito associados ao marketing de conteúdo, cujo foco é a produção de conteúdos relevantes para o público-alvo da marca, com o objetivo de trazê-lo para mais perto da empresa.

Assim, a criação de um blog, postagens em redes sociais e o desenvolvimento de materiais para download são algumas das estratégias utilizadas nesse ramo.

Para isso, são utilizadas diferentes técnicas de produção de conteúdo, que envolvem desde conhecimentos a respeito do funcionamento de mecanismos de busca até a utilização de ferramentas para quem escreve textos online.

Marketing de relacionamento

Criar boas relações com seus clientes também é uma etapa fundamental na atuação de toda empresa que está em busca de mais credibilidade no mercado.

Assim, o marketing de relacionamento tem como principal objetivo a construção de boas relações com cada um dos consumidores de uma marca, para que se mantenham próximos, realizem novas compras e contribuam com a divulgação de produtos e serviços.

Para isso, o ramo foca em criar uma experiência de compra positiva, desde o momento anterior ao fechamento do negócio até o momento pós-venda, que é essencial para a criação de um bom relacionamento com o cliente.

Marketing social

Enquanto outras abordagens de marketing costumam associar suas soluções a um problema encarado pelo consumidor, o marketing social busca relacionar a atuação de uma marca a um problema enfrentado pela sociedade.

Para que isso seja feito de forma ética e eficiente, no entanto, é preciso que essa pauta seja condizente com os valores da empresa e esteja presente em toda a sua atuação, não apenas em momentos específicos.

A sustentabilidade, por exemplo, é uma questão que tem ganhado mais destaque no mercado e que pode ser explorada através do marketing social por organizações que estejam alinhadas à causa.

Remarketing

No caso do remarketing, o foco é abordar consumidores que já tiveram algum contato com a marca, mas não levaram sua jornada de compra em frente.

Assim, um exemplo desse tipo de abordagem consiste na exibição de anúncios online a usuários que colocaram um produto no carrinho ao acessar sua loja, mas não finalizaram a compra.

Vídeo marketing

Com a popularização dos conteúdos audiovisuais, a produção de vídeos ganhou espaço entre os principais tipos de marketing, ao investir nesse formato que tem sido cada vez mais consumido por usuários da internet.

Para que o método seja aplicado com sucesso, existem diversas ferramentas para produtores de conteúdo que fazem toda a diferença e geram resultados cada vez melhores para os vídeos produzidos.

Mobile marketing

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil já conta com um número maior de smartphones do que de habitantes, o que indica a presença constante desse aparelho no dia a dia do brasileiro.

Assim, o mobile marketing procura explorar as possibilidades oferecidas pelos dispositivos móveis e oferecer uma experiência mais positiva para o usuário, a partir de conteúdos e recursos elaborados especificamente para esse tipo de aparelho.

Utilizar meios como o SMS, os aplicativos e até os jogos para celular são alguns exemplos de estratégias que podem ser aplicadas.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de marketing e o que caracteriza cada um deles, continue por aqui e conheça 8 ferramentas que facilitam a busca por tendências!

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page