top of page

Projeto Canadá: O que é e por que você deveria acompanhar

O ser humano possui uma sede insaciável por recompensas de curto prazo (e eu me incluo nisso). Afinal, é difícil focar na salada – e na vida saudável que ela pode proporcionar – quando você tem tantos sabores de sorvete disponíveis por aí, né?

Mas tanta ansiedade traz um problema: A frustração.

Quando pensamos apenas no que nos gera prazer momentâneo, acabamos sabotando tudo aquilo que somente o longo prazo é capaz de proporcionar: Uma vida mais saudável e longa, a viagem dos sonhos, uma promoção de trabalho, a abertura de um novo negócio etc. E quando percebemos, o tempo já passou, as coisas não aconteceram e estamos frustrados por ter “alcançado muito pouco” do que realmente queríamos.

Soou familiar? Relaxa. O problema não é com você. Esse sentimento é normal e completamente humano.

Mas se o longo prazo é necessário e fazê-lo acontecer é tão chato, como a gente sai desse dilema?

Minha resposta é: Planejando!

Quando você cria um planejamento de longo prazo, quebrando um grande objetivo em pequenas entregas (primeiro trimestrais, depois mensais, semanais e até diárias), você traz para o “hoje” um pedacinho daquilo que você quer para o futuro, tornando tangível e alcançável algo que antes parecia grande demais para executar.

Vou dar um exemplo:

Estou planejando estudar no Canadá em 2022. Esse objetivo, apesar de “simples” envolve tantas etapas (escolha do curso, teste de proficiência no idioma, matrícula na escola, recursos financeiros, dezenas de documentos, visto, aluguel, voo, conta bancária, câmbio, vínculos com o Brasil, empresa, pandemia etc.) que seria comum eu me sentir estressado e perdido, sem saber ao certo por onde começar.

Para contornar isso, distribuo todas estas tarefas em um planejamento anual, tentando entender o que pode ser executado em cada parte do ano e o que eu preciso fazer para que elas aconteçam da melhor maneira possível, criando um sistema de ‘causas e efeitos’ bastante prático e intuitivo.

Olha como funciona:

Para que eu tire uma boa nota no exame de proficiência em inglês dentro de três meses, por exemplo, sei que vou precisar melhorar minhas habilidades em escrita e gramática. Ou seja, a melhora destas habilidades é o EFEITO que eu preciso gerar para alcançar o meu objetivo, que é uma boa nota no exame de proficiência, certo?

Uma vez que você conheça o EFEITO, precisa entender quais são as CAUSAS capazes de gerá-lo. No meu caso, para melhorar minha “gramática” uma excelente alternativa seria praticando e escrevendo mais todos os dias. Confere? Sabendo disso, posso criar desafios semanais e diários de produção de conteúdo em inglês. Eureka!

No final das contas, essa técnica me ajuda a lidar com a ansiedade de maneira muito mais eficiente. Afinal, eu não preciso tirar uma boa nota no exame AGORA. Hoje, eu só preciso escrever um texto em inglês. Só isso.

Ao mesmo tempo, sei que o ato de escrever um texto hoje, vai contribuir para o desenvolvimento da minha gramática, que é o efeito necessário para que eu alcance um dos objetivos que me levarão até o Canadá em 2022. Viu só? A gente pegou a tarefa chata, grande e impossível e foi quebrando-a em pequenos pedaços, muito mais fáceis de digerir.

E essa é a essência de todo planejamento de longo prazo.

Pareceu complexo?

Eu juro, não é. E vou te provar isso.


A Spiible me convidou para documentar TODAS as etapas do meu planejamento rumo ao Canadá. Esse será o Projeto Canadá, um grande diário onde vou mostrar através de conteúdos riquíssimos como funciona um planejamento de longo prazo e, principalmente, como você pode adaptá-lo para a sua realidade. Tudo gratuito, óbvio.

Os conteúdos vão ser distribuídos em formato de textos, imagens, e-books, podcasts e vídeos. Você poderá acompanhar na página oficial do projeto toda a evolução deste grande plano (e tudo que der errado no meio do caminho também).

Então já salva aí nos favoritos essa belezura que em breve eu apareço por aqui com o próximo passo dessa jornada.

See you soon!

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page