top of page

Produção de conteúdo: 7 passos para um planejamento certeiro

Um planejamento bem elaborado faz toda a diferença para a produção de conteúdo. Confira o passo a passo para ter os melhores resultados!

Hoje em dia, não restam dúvidas de que uma boa produção de conteúdo pode fazer toda a diferença no posicionamento de uma marca no mercado.

Estabelecer um diálogo com os clientes, levar informações relevantes a eles e construir credibilidade frente ao público são ações que se encadeiam para alcançar metas comuns a qualquer empresa: criar uma presença digital marcante e aumentar as vendas.

Para ter sucesso nessa missão, um planejamento estratégico é a única solução e, por isso, é preciso compreender as diversas etapas que constituem esse processo.

Quer saber como chegar a um planejamento certeiro para a sua produção de conteúdo? Continue a leitura!

Formatos que não podem ficar de fora no planejamento de produção de conteúdo

Em primeiro lugar, é preciso pensar na natureza do conteúdo que será produzido. Afinal, a internet oferece cada vez mais recursos e formatos para que os profissionais soltem a criatividade e produzam materiais bem diversos.

Apesar de toda essa variedade, é natural que cada empresa opte pelos formatos mais apropriados para o seu tipo de público e também para o posicionamento digital que se pretende construir.

Nesse sentido, é fundamental analisar as opções disponíveis e avaliar quais delas serão o foco da produção de conteúdo para determinado cliente. Para tomar essa decisão de forma estratégica, não dá pra deixar de considerar as principais alternativas:

Blog

Carro chefe de muitas estratégias de conteúdo, o blog é um formato que não pode ficar de fora do seu planejamento.

Esse é um dos principais espaços para que a marca construa credibilidade frente ao seu público, por meio da produção de textos sobre temas relevantes para o seu segmento e para os problemas que os consumidores enfrentam.

Além de demonstrar conhecimento a respeito do seu nicho e, assim, ganhar autoridade no assunto, esse também é um canal para que a empresa e o cliente se tornem mais próximos.

Seja para despertar uma necessidade no consumidor ou mostrar a ele o caminho para solucionar um desafio, o blog proporciona um contato que faz com que o leitor veja determinada marca como alguém capaz de ajudá-lo a superar seus problemas.

Além disso, também não dá pra esquecer que os blogs são um recurso fundamental para se posicionar com mais destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

É por meio deles que muitas empresas aumentam seu tráfego orgânico e o alcance que possuem sobre o seu público-alvo, produzindo conteúdos relevantes para essas pessoas e empregando técnicas de SEO que melhoram o ranqueamento do site nesses motores de busca.

Redes sociais

Sabia que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo?

A informação vem do estudo “Tendências de Social Media 2023”, responsável por mostrar que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na internet, especialmente nesse tipo de plataforma.

Podemos notar essa tendência até mesmo se pensarmos na nossa própria experiência como usuários das redes sociais. Cada vez mais, esses espaços se tornam parte da nossa rotina, seja para compartilhar algo com amigos ou acompanhar um conteúdo de que gostamos.

Ou seja, já passou da hora das marcas se fazerem presentes e vistas nessas plataformas, onde é possível explorar diferentes formatos ou mesmo apostar em uma linguagem mais descontraída e próxima do público.

Interagir por meio de comentários, fazer perguntas em enquetes, explorar os memes que fazem sucesso na internet e entrar nas trends que surgem em diferentes redes sociais são algumas possibilidades que mostram o potencial desses canais.

Assim, é possível tanto produzir conteúdos específicos para a rede quanto utilizar esse meio para divulgar outros conteúdos, dando uma prévia de um post do blog ou divulgando um material rico, por exemplo.

Infográficos

Os elementos visuais são parte de uma comunicação eficiente e, por isso, também devem entrar em um bom planejamento de produção de conteúdo.

Além da elaboração de imagens para as postagens feitas em blogs e redes sociais, também vale a pena considerar os infográficos como um formato capaz de, simultaneamente, chamar a atenção do público e trazer informações.

Essa alternativa exige alguns cuidados, já que é preciso selecionar os dados com cuidado, analisar fontes, redigir os textos de forma clara e objetiva, assim como aplicar um design chamativo e marcante.

Vídeos

Há quem diga que estamos na “era do audiovisual”. 

Afinal, não dá pra negar que os conteúdos em vídeo estão mais populares do que nunca e se tornaram a preferência de muitos usuários, em diversas plataformas.

A produção de conteúdo nesse formato pode ser aplicada de diferentes maneiras, incluindo desde a elaboração de materiais educativos, que tragam informações aprofundadas sobre determinado tema, até a gravação de vídeos curtos e divertidos, que proporcionem uma comunicação mais descontraída com o público.

Esse último uso fica bem evidente em redes sociais como o TikTok, onde diversas marcas publicam vídeos mais leves e divertidos, com a gravação de diálogos, desafios e até mesmo das famosas “dancinhas”.

Considerando o alcance desse formato e a sua repercussão nas redes, não dá pra negar que essa é uma opção a ser considerada ao elaborar uma estratégia de conteúdo.

Passos para desenvolver um planejamento de produção de conteúdo certeiro

Depois de considerar algumas opções de formato para a sua produção de conteúdo, é hora de colocar a mão na massa! Conheça os principais passos de um bom planejamento:

Conheça seu público

Em primeiro lugar, é preciso pensar em quem são as pessoas a quem o conteúdo se dirige, um fator que pode interferir em todas as outras etapas desse processo.

Assim, é fundamental que a marca conheça o seu público-alvo, o que deve ser feito a partir da delimitação de alguns traços importantes para que você entenda com quem está se comunicando.

Faixa etária, localização, gênero e ocupação são algumas características mais gerais que podem dar início a essa definição.

Por outro lado, para que a produção de conteúdo seja realmente bem direcionada, é preciso ir além desses traços e encontrar as características mais específicas do consumidor da marca, o que envolve a elaboração de uma persona.

Ela funciona como uma personificação do seu público-alvo, o que significa que, enquanto esse grupo mais abrangente possui apenas características gerais, a persona tem um nome, idade definida, ocupa um cargo específico, tem sonhos, ambições e problemas a serem solucionados.

Assim, ao defini-la, fica muito mais fácil encontrar o tom certo para um texto, escolher um título chamativo e até mesmo decidir quais serão os temas abordados.

Entenda as principais dúvidas sobre o tema

Depois de entender melhor quem é o público ao qual o conteúdo se dirige, chega a hora de descobrir quais são as suas principais dúvidas sobre os temas que serão trabalhados.

Para isso, é importante se colocar no lugar da persona e tentar entender quais perguntas ela poderia fazer sobre determinado assunto e como um conteúdo informativo pode ajudá-la a solucionar o problema enfrentado.

Nesse sentido, também é importante considerar a jornada de compra, ou seja, as diversas etapas que levam até o momento em que o consumidor decide adquirir a solução oferecida por uma marca.

Estude a concorrência 

Estudar a concorrência faz parte do planejamento estratégico de qualquer empresa e na produção de conteúdo não é diferente.

Analisar outras marcas do mesmo segmento serve a várias finalidades, que vão desde observar quais são seus pontos fracos e encontrar formas de se destacar nesse meio até procurar inspiração.

Isso se aplica, por exemplo, à análise de quais formatos têm sido utilizados pelos concorrentes da empresa, ao estudo dos temas que eles abordam e até a postura que adotam ao se comunicar com o público.

Esse é um passo fundamental para encontrar as melhores formas de se destacar no campo de visão dos consumidores.

Por exemplo, ao elaborar um post para o blog da marca, será preciso escolher uma palavra-chave, que deve indicar ao leitor o tema apresentado, mas também serve para que o Google reconheça sua postagem como um bom resultado para as pesquisas dos usuários.

Assim, é importante verificar quais termos têm maior volume de busca, não apenas para apostar nas palavras mais procuradas, mas também para encontrar maneiras de se destacar entre os diversos conteúdos produzidos a respeito do mesmo assunto.

Caso um termo seja muito utilizado, portanto, muito concorrido, é possível optar por palavras-chave mais específicas, que colocarão seu conteúdo em uma posição privilegiada.

Ainda assim, vale lembrar que esse é apenas um exemplo e que o estudo da concorrência pode ser importante para as mais diversas etapas da elaboração de uma estratégia de conteúdo.

Faça um brainstorming aprofundado

Tendo um bom conhecimento sobre o seu público, as principais dúvidas que ele apresenta e o comportamento dos concorrentes da marca, só falta colocar a criatividade para trabalhar.

Ter boas ideias nem sempre é uma missão simples e o brainstorming é um método interessante para pensar em conjunto com uma equipe e encontrar caminhos interessantes para a produção de conteúdo.

Esse é o momento de fazer sugestões sobre formatos, temas, ferramentas e até mesmo sobre a organização do processo de produção, pensando sempre nos objetivos que se pretende cumprir.

Se a meta for aumentar o tráfego orgânico, por exemplo, as ideias terão que ser diferentes de um cenário no qual o objetivo do conteúdo é gerar engajamento com ex-clientes. Assim, esse é um ponto importante que deve guiar o brainstorming para deixar tudo muito mais assertivo. 

Estruture seus conteúdos

Depois de lançar ideias e avaliar quais os melhores caminhos para seguir nesse processo, o próximo passo é estruturar o conteúdo.

Por exemplo, para os posts de blog, é preciso determinar elementos como número de palavras, dimensão dos parágrafos, número de caracteres para o título, orientações para o tipo de Call to Action (CTA) inserida nos textos, entre outros aspectos que dizem respeito à estrutura do conteúdo em si.

Já no caso dos vídeos, é preciso pensar em como os roteiros serão elaborados, qual a duração da mídia, se haverá uma legenda específica para a sua postagem, quais hashtags serão utilizadas, etc.

Um ponto importante dessa etapa é que as técnicas de SEO devem estar sempre presentes nessa estruturação, para otimizar o conteúdo e garantir que ele alcance boas colocações nos mecanismos de busca.

Elabore um calendário de publicação

A regularidade das postagens também é um aspecto importante da produção de conteúdo, seja qual for o formato escolhido.

Entrar no perfil de uma marca nas redes sociais e ver que sua última postagem aconteceu há alguns meses, por exemplo, pode não passar uma imagem muito bacana sobre a forma como ela se posiciona no meio digital.

Por isso, é importante distribuir as postagens, tanto nas redes quanto no blog, por exemplo, de forma que se mantenha alguma regularidade, o que exige a elaboração de um calendário de publicação.

É importante lembrar que esse calendário deve ser revisto regularmente, já que alguns temas podem surgir no cenário de determinado segmento e se tornar imperdíveis, fazendo com que alguns pontos da estratégia precisem ser alterados.

Por outro lado, lembre-se sempre de priorizar a qualidade sobre a quantidade. Afinal, não adianta nada postar conteúdos todos os dias se eles não forem elaborados com cuidado e planejamento.

Promova seus conteúdos

Conteúdo postado, agora é só relaxar e esperar os resultados, certo? Nada disso!

Fazer com que as postagens cheguem ao seu público também é uma tarefa importante e que exige algumas medidas.

Por exemplo, depois de fazer publicações em redes sociais como o Instagram, você pode impulsioná-las, ou seja, fazer com que sejam exibidas para mais pessoas, a partir de uma segmentação do público que deve ser atingido com essa ação.

O mesmo vale para os posts no blog, que você pode divulgar para os seguidores do seu perfil nas redes sociais, dando uma prévia do tema apresentado e indicando a leitura do material completo no seu site.

Após a publicação, reserve tempo para otimizar e melhorar seu conteúdo 

Um bom planejamento de conteúdo depende desses passos que mencionamos, mas também envolve muito aprendizado a partir da análise daquilo que foi produzido.

Isso significa que, depois da publicação e promoção dos conteúdos, é fundamental estudar o seu desempenho e compreender quais pontos podem ser melhorados para que os objetivos da marca sejam cumpridos de forma mais eficaz.

Esse processo envolve o acompanhamento dos acessos feitos ao site, o número de conversões alcançadas, entre outras métricas que ajudam a entender se a estratégia foi bem sucedida.

A partir dessa avaliação, é possível tomar notas que serão aplicadas a outros conteúdos no futuro, gerando um planejamento cada vez mais assertivo.

Para continuar aprimorando seus processos, continue por aqui e conheça 7 ferramentas úteis para quem escreve textos online!

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page