top of page

Por que você faz o que faz?

Olá gente, tudo de boa? Aqui é a Bea e no nosso encontro de hoje vou deixar uma pergunta pra atiçar o pensamento empreendedor de vocês:

Por que você faz o que faz? Qual o propósito do seu negócio?

O consultor de liderança e gerenciamento Simon Sinek usa com frequência o exemplo da Apple para falar de marcas inspiradoras com base sólida em um propósito. A capacidade de manter-se como uma das empresas mais inovadoras do ano durante décadas, combinada com um poder inacreditável de atrair seguidores apaixonados pela marca, é resultado de algo muito mais profundo do que somente a tecnologia desenvolvida pela empresa. Isso comprova a tese de Sinek do golden circle (círculo dourado), que indica que o público não compra o quê você faz, mas o porquê você faz o que faz.

O Círculo Dourado trabalha com três níveis simples: what, how e why (o quê é feito, como é feito e porquê é feito, respectivamente). Segundo Sinek, cada pessoa ou organização no planeta sabe o que faz, o produto final; algumas sabem como esse produto é feito, como funciona o processo; mas poucas sabem o porquê fazem, o propósito do produto ou o motivo pelo qual o processo é feito da forma que é feito.

O sucesso das empresas inovadoras se dá porque o processo é feito de dentro para fora do círculo, com o propósito sendo a prioridade da comunicação, em seguida o processo, e por fim o produto; enquanto empresas convencionais fazem o caminho contrário, deixando o propósito por último — quando é sequer lembrado.

Ter um propósito bem definido aliado a um ótimo storytelling é a chave para conquistar os consumidores da nova era. A narrativa que é desenhada pela empresa deve comunicar a sua essência. Histórias são ilustrativas, de fácil memorização, e permitem a criação de vínculos emocionais mais fortes com os clientes, e por esses motivos têm sido cada vez mais utilizadas pela publicidade para construir a lealdade do cliente.

Todas essas técnicas utilizadas pela publicidade da nova era têm um único objetivo: construir um relacionamento mais intimista com o público. O público que se engaja com o propósito da marca se torna muito mais do que apenas um grupo de “compradores”, ele passa a ser embaixador da marca, a disseminá-la, a vê-la como uma aliada — e a comprar não somente porque o produto está na moda, atende suas necessidades ou tem um preço acessível, mas porque acredita na sua causa. 

Porém, vale lembrar que apesar do foco não ser mais a venda, o marketing comercial não morrerá: 

É claro que a venda não deve ser esquecida. Ela também faz parte do pacote. E é fato que às vezes serão necessárias ações exclusivamente comerciais. Mas elas precisam estar alinhadas com o propósito da marca e com o propósito do marketing. O resultado comercial virá a partir do cumprimento desses propósitos. (…) O que não dá mais é para fazer apenas armadilhas comerciais, pois as pessoas estão entendendo cada vez mais como elas funcionam, e não caem mais (tanto) nelas. (CARVALHAL, 2016, p. 95) 

É o caso da campanha “Entre na Mistura Jeans”, da C&A, alvo de críticas em 2016 por escalar a modelo Maria Luiza Mendes, com seus 1,73m e 85kg para uma peça publicitária intitulada “Sou Gorda & Sou Sexy”. O público não reagiu bem à uma “gordinha dentro dos padrões”.

Dentre os comentários, “Gorda&Sexy, mas só se você vestir até o nº 48, né C&A? Ridículo“ e “C&A chega de hipocrisia. Vocês não têm roupas para o público Plus size. A modelo é linda, mas nem pode ser chamada de gorda” mostram que o público conhece a marca e por isso, sabe quando o discurso não está de acordo com a realidade.

Uma das grandes forças das marcas que têm propósito é que elas não precisam usar o marketing para criar “historinhas” para estimular interesse onde não existe. Elas compartilham verdades sobre seus produtos e serviços e atraem naturalmente clientes, parceiros e fornecedores que tenham valores em comum. E melhor: ainda podem se tornar embaixadores e disseminadores das histórias da marca. 

E aí? Você sabe qual é o propósito do seu negócio? Siga meu Instagram @beatrizbrasileiro__ para mais conteúdo sobre marca e empreendedorismo, vamos trocar ideias ♥


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page