top of page

Pinterest lança “Pins de Ideias”, sua versão reformulada dos Stories

A plataforma vem testando nos últimos meses, em diversos países, também a sua versão de Stories, como praticamente todas as redes sociais. Porém, buscando se alinhar com o seu posicionamento voltado mais para o comércio eletrônico, optou por reformular o nome e algumas questões de usabilidade do recurso.

Ontem a empresa anunciou o lançamento dos “Idea Pins” (numa tradução direta: Pins de Ideias): “Os Idea Pins são uma evolução dos Story Pins, com um nome novo para melhor corresponder à singularidade de um produto que capacita os criadores a compartilhar ideias duradouras e não histórias efêmeras. A partir de hoje, os criadores terão um pacote de novas ferramentas de publicação, incluindo, recursos que priorizam o vídeo, novas ferramentas de edição e atualizações para tornar a criação de Idea Pins mais fácil e criativa”.

O formato dos Idea Pins é visualmente muito semelhante aos Stories de todos os outros aplicativos, e assim como os Stoires, eles se concentram em sequências de vídeos curtos que os usuários podem ir percorrendo. Cada clipe pode ter até 60 segundos de duração e podem ser adicionados até 20 quadros a cada série de Ideias.

Eles também contam com uma “página de detalhes”, onde os criadores podem disponibilizar anotações ou explicações adicionais, além de novas ferramentas criativas de edição, como adesivos, narração, opções de música e um “modo fantasma”, que funciona como uma opção transição entre vídeos, criando uma sobreposição do quadro anterior.

Algumas das outras opções que estarão presentes no novo recurso incluem a possibilidade de marcar outros criadores do Pinterest usando sua @ (nome de usuário) e de exportar esses pins para outras plataformas (com a logo do Pinterest). Uma adição interessante que está em desenvolvimento é a tag de produtos, que deve atrair maior interesse ao recurso quando estiver disponível.

Como dito pela empresa, os Ideia Pins têm como propósito auxiliar os criadores a perpetuar “ideias duradouras, e não histórias efêmeras”, por isso também esses pins não desaparecem após 24h, e sim permanecem no perfil do criador como um destaque permanente. Novos tópicos e tags podem ir sendo adicionados.

O Pinterest vai trabalhar para aumentar a exposição do Idea Pin destacando novos criadores para usuários que demonstram interesse em conceitos semelhantes, e também está lançando novas ferramentas de análise com insights sobre o desempenho desses Pins.

No fim, os Idea Pins poderiam ser resumidos quase como os já criados Stories do Pinterest, mas com um foco mais específico para negócios/produtos, o que pode ser interessante tanto para o Pinterest, quanto para outras plataformas perceberem mais maneiras de utilizar o formato Stories.

Se você usa o Pinterest, vale a pena experimentar o recurso e verificar como outras pessoas estão utilizando a opção – existem algumas possibilidades interessantes.

Os Idea Pins forma lançados ontem nos EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Áustria e Suíça, para todos que tem uma conta conta comercial do Pinterest.

Fonte adicional: Social Media Today

2 visualizações

Comments


bottom of page