top of page

Os tipos de produção de conteúdo digital e dicas para aumentar seus resultados

Já conhece a importância da produção de conteúdo digital, mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas de como ter bons resultados!

Hoje em dia, já não dá mais para falar em construir uma presença marcante na internet sem mencionar a importância da produção de conteúdo digital.

Os resultados obtidos por uma produção bem planejada, que trate de assuntos relevantes para o público nos formatos certos, não deixam dúvidas: esse é um passo fundamental para alcançar mais destaque no ambiente virtual e deixar uma marca na memória das pessoas.

Mas isso não significa que o caminho seja produzir qualquer coisa ou fazer isso de qualquer jeito. Como com tudo na vida, o conhecimento é o que garante o sucesso da sua estratégia de criação.

Por isso, preparamos este conteúdo com as melhores dicas para quem quer entrar no mundo da produção de conteúdo digital e se acentuar por diferentes formatos. Vem ver!

Tipos de produção de conteúdo digital 

Quando falamos em produzir conteúdos, muita gente logo começa a se preocupar com os temas a serem tratados, mas, antes mesmo de pensar no que dizer, é preciso pensar no como.

Ou seja, qual o formato mais adequado para se comunicar com o público da marca e quais objetivos eles podem ajudar a alcançar? 

Essas são algumas perguntas fundamentais, que devem orientar a escolha do tipo de produção de conteúdo digital. Confira algumas opções:

Blog posts

Os posts em blogs são o carro chefe de muitas estratégias de marketing e não é por acaso que ganham tanta ênfase. Esse tipo de conteúdo é fundamental para uma boa colocação em mecanismos de busca como o Google, que são responsáveis por levar usuários do ambiente virtual a muitas marcas.

Eles podem ter um teor mais informativo e tratar de assuntos que interessem a clientes em diferentes estágios da jornada de compra, o que também ajuda a conduzi-los em uma direção cada vez mais próxima de adquirir um produto ou serviço.

Assim, para produzi-los com sucesso, é fundamental lembrar de aplicar as técnicas de SEO e investir em um bom copywriting.

Ebooks

Em alguns casos, pode ser interessante oferecer um conteúdo mais aprofundado sobre certos temas, o que é um ótimo caminho para criar uma imagem de mais autoridade e credibilidade no segmento da marca.

Os ebooks são um bom tipo de produção de conteúdo digital para atingir esse objetivo. Além disso, por ser um material que depende de um download, uma boa opção é pedir um contato para liberar o acesso a ele e prontinho! Simples assim, seu visitante vira um lead.

Posts em redes sociais

Qualquer estratégia de produção de conteúdo digital precisa levar em consideração as oportunidades oferecidas pelas redes sociais, canais que promovem um contato mais próximo e direto com o público da marca, além de proporcionar diferentes formas de interação.

Vale lembrar que, de acordo com um levantamento realizado pela Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo, o que faz desses canais um ótimo espaço para explorar possibilidades.

Aqui, vale usar a criatividade para conseguir o tão sonhado engajamento: enquetes, caixas de perguntas, lives e muitos outros recursos podem ajudar a aproximar uma empresa dos seus clientes em potencial.

Infográficos

Além de contribuir com a visibilidade de uma marca e com o seu destaque no mercado, a produção de conteúdo digital também é um ótimo recurso para gerar mais credibilidade.

Levar informações de qualidade ao seu público, que sejam relevantes para a realidade vivida por ele e que possam ajudá-los a compreender melhor um determinado setor, é uma das formas de fazer com que a marca se torne uma figura de autoridade na sua área.

Assim, os infográficos são uma ótima opção de formato para o seu conteúdo, já que têm formato acessível e de fácil compreensão, podendo reunir informações bastante densas de forma mais clara e objetiva.

Imagens e vídeos

Quem costuma transitar pelos espaços virtuais, principalmente nas redes sociais, já deve estar acostumado com a presença dos memes no seu dia a dia.

Esse tipo de comunicação ganhou destaque nos últimos anos por usar o humor de forma muito inteligente, criando mídias que se aplicam a diversos contextos e tiram risadas dos usuários da internet com muita facilidade.

Explorar esse tipo de linguagem por meio de fotos e vídeos é uma forma de diversificar a produção de conteúdo digital, utilizando formatos audiovisuais de forma estratégica.

Dicas para otimizar a sua produção de conteúdo digital

Agora você já está por dentro de alguns dos principais tipos de produção de conteúdo digital, mas como garantir que eles tragam os resultados que você espera? Vem ver algumas dicas que vão deixar tudo mais fácil e eficiente:

Use a inteligência artificial 

O futuro chegou! Se antes a inteligência artificial era tema dos filmes de ficção científica, agora ela está no dia a dia de todo mundo, mesmo de quem não nota a sua presença.

No marketing digital, essa tecnologia ganhou destaque por proporcionar informações precisas e uma análise de dados super eficiente, que ajuda a elaborar estratégias mais assertivas, a analisar a concorrência do mercado e até a avaliar o alcance dos resultados.

Por isso, esses recursos não podem ficar de fora do dia a dia de uma agência.

Invista em conteúdos por vídeo 

Há algum tempo, os produtores de conteúdo têm notado que grande parte do público das redes sociais prefere formatos audiovisuais. No Brasil, o estudo Inside Video aponta que o país se destaca no consumo de conteúdos desse tipo em relação à média global.

Esse é um formato que permite aproximar público e marca, já que se trata de uma comunicação mais espontânea, rápida e chamativa. 

Isso pode envolver tanto a produção de vídeos mais informativos quanto outros mais descontraídos. Entrar na onda das dancinhas do TikTok e trends do Instagram, por exemplo, pode ser uma boa ideia para explorar esse formato.

Personalize seus conteúdos

Aproveitar os benefícios da tecnologia na sua produção de conteúdo digital não pode significar que a interação com os seres humanos fique de lado.

Personalizar os conteúdos elaborados é fundamental para que as estratégias ajudem a tornar a marca mais próxima do seu público, o que pode ser feito por meio de uma linguagem mais direcionada a ele.

Falar diretamente com o público-alvo é uma forma de garantir esse direcionamento.

Elabore conteúdos interativos 

Por fim, lembre que a produção de conteúdo digital pode proporcionar interações mais recíprocas, de forma que a interação com o público seja uma via de mão dupla.

Ou seja, você pode usar recursos como enquetes em redes sociais, formulários e pesquisas de mercado para descobrir quais são as impressões dos clientes a respeito da marca. Essa é uma forma de receber feedbacks reais, que permitam aprimorar o conteúdo cada vez mais.

Tudo pronto para começar a sua produção? Para ter um pouco de inspiração sobre o que (não) fazer nesse processo, confira algumas campanhas de marketing que deram um pouco [muito] errado!

30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page