top of page

O TikTok agora oferece um gerador de imagens por texto diretamente no app

Os sistemas de Inteligência Artificial que geram imagens a partir de texto estão ganhando cada vez mais popularidade. Tanta, que o TikTok agora também oferece um gerador de imagens básico, diretamente no aplicativo.

O filtro ‘AI greenscreen’, lançado na plataforma, permite que os usuários digitem um texto de comando, que o software usará para gerar uma imagem. A ideia, como o nome já diz, é que essa imagem pode ser usada como plano de fundo para um vídeo.

As imagens geradas pelo recurso são bastante básicas quando comparadas com outros softwares, como o do Google, OpenAI ou Midjourney, que podem produzir imagens fotorrealistas e ilustrações complexas. No TikTok as imagens geradas são bastante abstratas, como pode ser notado nas capturas de tela acima. Mas pode ser que isso seja intencional. Afinal, seria caro e exigiria muitos recursos disponibilizar resultados complexos, além de bastante complicado gerenciar mais de um bilhão de usuários com o poder de criar imagens realistas.

Inclusive, já considerando onde os usuários podem tentar chegar, o especialista Matt Navarra compartilhou alguns resultados a partir de textos que podem ser limitantes – nudez e sangue: imagens geradas a partir de textos violentos (como “assassinato do Boris Johnson” e “assassinato do Joe Biden”) ou envolvendo nudez (como “modelo nu na praia”), e os resultados são bastante abstratos, com cores e traços que remetem ao tema, mas com rostos ou formas não explícitas:

This is what it generated for text related to nudity: pic.twitter.com/fLoEXHSs7x — Matt Navarra (@MattNavarra) August 15, 2022

Isto é o que gerou para o texto relacionado à nudez (garota anime nua | modelo nua na praia | modelo loira voluptuosa)

Oops. Image didn’t attach to tweet. Here it is pic.twitter.com/TwRRJwIiEb — Matt Navarra (@MattNavarra) August 15, 2022

Isto é o que gerou para os textos: “Donald Trump sendo assassinado”, “Joe Biden sendo assassinado”, “Boris Johnson sendo assassinado”

Essa tecnologia como a conhecemos agora, de geração de imagens a partir de textos, foi apresentada ao público no ano passado e agora, menos de dois anos depois, já está nas mãos de milhões de pessoas através de um aplicativo como o TikTok. Será interessante observar como ela será usada e quais serão suas próximas evoluções.

Fonte: The Verge

3 visualizações

Comments


bottom of page