top of page

O checklist definitivo para um bom planejamento de marketing

Conforme prometido, vamos falar de planejamento! Antes de mais nada, é importante você entender que existem vários tipos de planejamento: Um planejamento de campanha de vendas para black friday, por exemplo, difere de um planejamento de longo prazo. No entanto, ainda que uns possam ser menores ou maiores que os outros, a essência deles é bastante parecida. O que vou te ajudar a executar, é um planejamento COMPLETO de marketing, daqueles que realmente ajudam gestores e agências a alcançarem objetivos a longo prazo. É o cenário ideal para se trabalhar. Adaptar, reduzir e encaixar este planejamento na realidade dos seus clientes, fica por sua conta. Beleza? Abaixo fiz um checklist de todas as etapas do planejamento que costumo fazer. Minha ideia é, até o fim do ano, produzir conteúdos que te ajudem a entender como montar cada uma destas etapas.

Empresa

✅ Business Model Canvas ✅ Essência e pilares da marca ✅ Posicionamento ✅ Arquétipo ✅ Missão e Valores ✅ Tom de voz

Produto

✅ O que é? ✅ Análise SWOT ✅ SWOT Cruzada ✅ Matriz GE / McKinsey

Mercado

✅ Análise de mercado ✅ Curva de valor ✅ Benchmark ✅ Concorrentes diretos ✅ Concorrentes indiretos ✅ Tabela comparativa de atributos

Público

✅ Personas ✅ Características convergentes ✅ Oportunidades a explorar

Conteúdo

✅ Editorial / Pilares de conteúdo ✅ Matriz de conteúdo ✅ Estratégia de canais

Plano de ação

✅ Meta SMART ✅ Roadmap ✅ Fatores críticos de sucesso ✅ Cronograma detalhado (Gantt) ⚠ Importante: Como vocês viram, separo meu planejamento em seis partes (Empresa, produto, mercado, público, conteúdo e plano de ação). Você pode variar a maneira e os métodos de como executa o planejamento, mas aconselho sempre definir muito bem estes seis pilares.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page