top of page

O botão de editar no Twitter

O botão de editar vem sendo um tópico constante no Twitter, especulado há muito tempo. A plataforma, por sua vez, só anunciou que está de fato trabalhando na cobiçada função no início deste mês, depois de aparentemente brincar sobre o recurso no 1º de abril (dia da mentira). Essa questão, porém, também está entrelaçada com Elon Musk e sua participação no Twitter (ou seja, um tanto confusa). Pouco antes da confirmação oficial do aplicativo sobre a possibilidade de editar tweets, o CEO da Tesla entrevistou seus seguidores sobre o botão, depois de comprar uma participação de 9,2% no Twitter.

now that everyone is asking… yes, we’ve been working on an edit feature since last year! no, we didn’t get the idea from a poll 😉 we're kicking off testing within @TwitterBlue Labs in the coming months to learn what works, what doesn’t, and what’s possible. — Twitter Comms (@TwitterComms) April 5, 2022

agora que todos perguntam… sim, estamos trabalhando em um recurso de edição desde o ano passado! não, não tiramos a ideia de uma enquete 😉 iniciaremos os testes no @TwitterBlue Labs nos próximos meses para saber o que funciona, o que não funciona e o que é possível.

A novidade agora é que pesquisadores de aplicativos começaram a compartilhar imagens e informações de como deve ser o funcionamento desse “botão”. No tweet abaixo, por exemplo, um GIF mostra que a opção “Editar Tweet” deve aparecer no menu de três pontos no lado direito dos tweets:

This is the Twitter Edit button https://t.co/cmfCByLtsk — Matt Navarra (@MattNavarra) April 16, 2022

Porém, editar um tweet pode deixar um rastro digital do histórico do seu tweet. De acordo com a “engenheira reversa” Jane Manchun Wong, a função de edição parece ter uma qualidade “imutável”, o que significa que o Twitter pode criar um tweet totalmente novo quando um é editado, preservando as versões anteriores desse tweet – mas pode também simplesmente mostrar que o texto foi alterado e dar a opção de clicar e ver o histórico.

Ou seja, ainda não está claro como o histórico de edição de um tweet aparecerá para os usuários – se é que aparecerá. Mas se o Twitter decidir tornar público o histórico de tweets, pode ser uma maneira de abordar as preocupações sobre o possível abuso do recurso, já que alguns críticos acreditam que ele pode ser usado para alterar o registro público e enganar os usuários.

O Twitter também ainda não confirmou a presença de um “histórico de tweets”. A porta-voz da empresa, Anna Hubatsch, inclusive disse ao The Verge: “Nada mais para compartilhar no momento além do que está neste Tweet de @TwitterComms e neste Tweet de @JaySullivan, vice-presidente de produtos de consumo” (tweets abaixo).

1/ We’ve been exploring how to build an Edit feature in a safe manner since last year and plan to begin testing it within @TwitterBlue Labs in the coming months. Sharing a few more insights on how we’re thinking about Edit 🧵 https://t.co/WbcfkUue8e — Jay Sullivan (@jaysullivan) April 5, 2022
2 visualizações

Comentários


bottom of page