Novos dados mostram que o X, antigo Twitter, está perdendo usuários nos EUA e no Reino Unido, apesar das alegações de Elon Musk de que a plataforma continua batendo recordes de uso. Segundo os dados mais recentes, o declínio no número de usuários tem sido atribuído, em parte, às declarações polêmicas de Musk, como sua postura política. No Reino Unido, a queda de usuários foi notável após comentários de Musk sobre uma "guerra civil inevitável" durante protestos raciais no país. Além disso, nos EUA, a plataforma também registrou uma queda significativa de usuários nos últimos meses.
Dados da Similarweb mostram que o número de usuários ativos diários no Reino Unido caiu de 8 milhões para cerca de 5,6 milhões em um ano, com grande parte dessa queda ocorrendo após os distúrbios de verão. Nos EUA, houve uma redução de aproximadamente 20% no mesmo período. Essa tendência de queda também foi observada na União Europeia, onde o X relatou uma diminuição de 5% em sua base de usuários ativos.
Além disso, a plataforma ainda está banida no Brasil, onde tinha 20 milhões de usuários, mas esse bloqueio pode ser revertido em breve.
Apesar dessas quedas, Musk continua afirmando que o X está crescendo, usando dados seletivos, como a classificação do X como o principal aplicativo de notícias, uma mudança ocorrida em 2016. No entanto, essas afirmações são enganosas, e muitos especialistas acreditam que o projeto de Musk está em declínio. Com a receita da empresa caindo e novos recursos, como o chatbot Grok, falhando em reverter essa tendência, o futuro do X é incerto. A dependência de Musk em uma possível reeleição de Trump também pode influenciar o destino da plataforma, com especulações de que ela pode ser vendida ou encerrada caso suas apostas políticas falhem.
Fonte: Social Media Today