Gente do céu, já é segunda-feira de novo? Ah, mas nem tem problema porque eu adoro trazer conteúdo novo pra vocês todo início de semana ♥
E hoje aqui na Agência de Bolso vamos falar de algo de extrema importância na área de comunicação: networking.
O networking é de longe a ferramenta mais poderosa de qualquer comunicador. Não basta ser um bom profissional, é preciso dominar a arte de construir conexões sólidas que podem ser úteis não somente para oportunidades de negócios, mas também para desenvolvimento pessoal.
Daí você me pergunta: “Mas Bea, como eu construo uma rede de contatos de qualidade e me posiciono como uma dessas pessoas que são lembradas sempre que uma nova oportunidade aparecer no mercado?”
Calma, meu caro Watson. Se liga nessas dicas:
Procure ajudar os outros — de forma sincera. Essa é a melhor forma de mostrar seu interesse em fortalecer seu relacionamento profissional.
Quem não é visto, não é lembrado. Utilize redes sociais profissionalmente (vamo atualizar esse LinkedIn?) e marque presença em eventos da sua área de interesse.
Seja autêntico. Todos temos diferenciais, destaque os seus e mostre às pessoas o que faz o seu negócio, sua ideia ou seu trabalho serem seu orgulho. Mostre quem você é, seus gostos, suas inspirações — isso vai atrair pessoas que se identificam com você.
Não seja (tão) interesseiro. Ninguém gosta de alguém que parece que está por ali só porque está ganhando alguma coisa. Compreenda o networking como uma forma de conquistar relacionamentos profissionais, e apesar de ser uma via de mão dupla, não faça contatos somente para ter algo em troca.
Seja presente. Aparecer somente na hora que precisa de alguma coisa não é lá a melhor forma de se nutrir um relacionamento, seja ele qual for. Mantenha um nível de proximidade com seus contatos, puxe assunto, mande felicitações em datas especiais, mostre que você se lembra daquela pessoa.
Seja interessante. Tenha conteúdo, seja bem informado, treine sua oralidade e dicção, aprenda a ser uma pessoa que os outros gostem de ouvir e ter por perto. Esses são os que saem na frente quando se trata de contatos.
Ouça. Muito. Além de compartilhar ideias, convide pessoas para dar suas opiniões e de fato escute-as. Peça feedbacks e analise o que pode ser aplicado antes de replicar. Mostre interesse real pelo outros, pelas suas histórias, suas experiências e suas ideias.
Comments