A Meta está montando uma nova equipe para identificar e construir projetos para “possíveis recursos pagos” para o Facebook, Instagram e WhatsApp, de acordo com um memorando interno obtido pelo The Verge.
Não está totalmente claro no que o grupo, chamado de New Monetization Experiences, se concentrará – se o foco será em assinaturas diretas de complementos (como o Twitter Blue) ou ferramentas de monetização expandidas para criadores, em que a Meta poderia receber uma parte, por exemplo. No momento, a impressão é de que todas as opções estão na mesa, já que a empresa procura novas maneiras de maximizar sua receita.
Hoje, administradores de grupos do Facebook já podem cobrar pelo acesso a conteúdos exclusivos, usuários podem comprar “estrelas” virtuais para enviar aos criadores, algumas empresas no WhatsApp podem pagar para enviar mensagens a seus clientes, e o Instagram anunciou recentemente que criadores também podem cobrar assinatura por conteúdo exclusivo. Mas essa é a primeira vez que a Meta cria uma equipe dedicada a criar recursos pagos em seus aplicativos.
O vice-presidente de monetização da Meta, John Hegeman, que supervisiona o grupo, disse ao The Verge que recursos pagos não devem se tornar uma parte significativa da receita da empresa no curto prazo, mas, claro, “se houver oportunidades para criar novo valor e linhas de receita significativas e também fornecer alguma diversificação, isso obviamente seja algo que seja atraente”. Já a longo prazo, a Meta vê os recursos pagos se tornando uma parte mais significativa de seus negócios: “Em um horizonte de tempo de cinco anos, acho que isso pode realmente pode provocar grandes mudanças e fazer uma diferença bastante significativa”.
Hegeman também esclarece que a empresa ainda está comprometida em expandir seus negócios de anúncios e que não tem planos de permitir que as pessoas paguem para desativar os anúncios em seus aplicativos: “Acho que vemos oportunidades para construir novos tipos de produtos, recursos e experiências pelas quais as pessoas estariam dispostas e empolgadas em pagar”.
Fonte: The Verge
Comments