top of page

Mercado digital: o que é, as vantagens e as principais tendências

O mercado digital já é uma realidade, mas o que ele tem a oferecer? Confira algumas vantagens e tendências que você precisa conhecer!

Com avanços cada vez maiores e frequentes, o mercado digital já é uma realidade da qual nenhum negócio consegue escapar. 

A verdade é que a tecnologia entrou com tudo no dia a dia das pessoas e, atualmente, é difícil encontrar alguém que não aproveite a internet para fazer uma transferência bancária, marcar uma consulta, procurar informações e, é claro, fazer compras.

A partir das possibilidades que os avanços tecnológicos criaram, empreendimentos de todos os segmentos começaram a entender a relevância do ambiente digital para se manter presentes no dia a dia do consumidor, de forma mais prática, rápida e constante.

Para entender um pouco melhor o que é esse tal de mercado digital e quais são as portas que ele abre, continue a leitura!

O que é o mercado digital?

Não dá para negar: de uma forma ou de outra, todo mundo foi pego pela era digital.

A partir de dados da The World Bank e da Statista, um estudo revelou que o Brasil é um dos cinco países com maior número de smartphones, totalizando 118 milhões de usuários desse tipo de dispositivo.

Seja para relaxar e assistir um vídeo no TikTok, para tirar uma dúvida com a ajuda do Google ou para comprar aquele produto que apareceu em um anúncio nas redes sociais, a internet entrou de vez no cotidiano das pessoas.

É aí que surge o mercado digital, que nada mais é do que a versão atualizada e virtual do mercado que conhecemos há tantos anos: um mundo de compras, vendas e todo tipo de oportunidade comercial.

A diferença é que, com a chegada de tantos recursos tecnológicos, esse universo perdeu suas fronteiras físicas e, agora, cabe na palma da mão de qualquer consumidor, seja na forma de um e-commerce, de grupos em redes sociais ou diferentes plataformas de vendas.

Além de beneficiar o público, que tem tudo de que precisa a poucos cliques de distância, essa também é uma mudança que abre muitas portas para os empreendimentos, desde que saibam aproveitar o potencial que o ambiente digital oferece a uma empresa.

Quais as vantagens do mercado digital para as empresas

Muito mais prático, ágil e dinâmico, o mercado digital tem diversas vantagens a oferecer para qualquer empresa que acompanhe suas transformações. Vem ver alguns dos benefícios de se inserir nessa tendência: 

Baixo custo com publicidade e maior alcance

Lembra de quando falamos que o ambiente digital acabou com as barreiras físicas entre as empresas e o consumidor? Essa é uma das principais vantagens desse tipo de mercado, que permite uma aproximação com consumidores que, fisicamente, não estão tão próximos assim.

Por meio dos vários canais que a internet oferece, sejam as publicações em redes sociais ou os anúncios exibidos pelo Google Ads, tornou-se possível levar as marcas a um público muito maior, mas ainda assim perfeitamente alinhado com o perfil de consumidor de cada empresa.

E o melhor: tudo isso tem um custo muito mais baixo do que as antigas formas de propaganda. Assim, com um investimento menor e melhor direcionado, ficou muito mais fácil chegar às pessoas certas para divulgar produtos e serviços.

Parece exagero, mas as possibilidades realmente são quase infinitas, já que o ambiente virtual está cheio de canais a serem explorados por meio de uma boa produção de conteúdo e um planejamento estratégico que ajude a aproveitar o melhor de cada plataforma.

Melhora o relacionamento com o cliente

O mercado digital também é marcado por uma relação mais profunda e positiva com o cliente, já que a comunicação entre empresa e público se torna algo constante nessa nova dinâmica.

É a partir daí que muitas marcas conquistam a fidelidade dos seus consumidores, criando um vínculo a partir de valores e interesses compartilhados. 

Um exemplo bem conhecido é a Netflix, que investiu em um copywriting voltado para um público mais jovem, com uma linguagem descontraída e que casa muito bem com as redes sociais, o que gerou uma relação mais próxima e positiva com o seu público.

Assim, com uma boa dose de estratégia e os recursos certos, o mercado digital permite entender melhor quem é o público-alvo da marca, o que ele espera de um empreendimento e quais são as melhores formas de criar um vínculo através da comunicação digital.

Principais tendências no mercado digital

Esse novo tipo de mercado já é uma realidade, mas o que será que nos aguarda no futuro? Vem dar uma olhada em algumas tendências que precisam estar no horizonte de qualquer agência inserida nesse meio:

Realidade virtual e realidade aumentada

Esse é um campo que vem dando as caras há algum tempo e já está presente nas estratégias de grandes empresas, como a Google e a Apple, que têm investido em uma imersão completa dos usuários no mundo virtual.

Essa experiência ganha ainda mais força a partir de conceitos como o metaverso, um mundo digital compartilhado, no qual os usuários podem adquirir produtos, interagir com outras pessoas e viver a experiência de imersão na realidade virtual ou aumentada.

Por ser algo bastante novo, essa é uma tendência em constante desenvolvimento e é importante ficar atento às novidades conforme elas chegam.

Web analytics

Se o mercado digital oferece cada vez mais oportunidades para as empresas, é natural que ele se torne, também, um espaço cada vez mais competitivo. Por isso, estratégia e planejamento precisam estar sempre presentes.

Para se destacar nesse espaço e conquistar o consumidor, é preciso saber analisar as métricas certas, acompanhar indicadores de desempenho, monitorar os resultados de cada ação realizada e avaliar o que precisa ser repensado.

Assim, o web analytics é esse monitoramento de dados que permite compreender melhor seu desempenho no mundo digital, apontando caminhos para se destacar cada vez mais na internet.

Economia compartilhada

Seja no mundo real ou na internet, todo mundo quer se sentir parte de algo maior. A economia compartilhada segue esse princípio, explorando esse desejo como um ponto de partida para levar as pessoas a encararem o consumo como algo coletivo.

Adquirir produtos de forma conjunta, contratar serviços coletivamente e fazer assinaturas em grupo são alguns exemplos de ações que ganham espaço a partir dessa tendência de mercado.

Agora que você já está por dentro desse assunto, continue por aqui, no blog da Agência de Bolso, e saiba mais sobre inteligência artificial no marketing digital: o futuro já chegou?

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page