top of page

Inteligência artificial no marketing digital: o futuro já chegou?

O futuro já está aqui! Conheça algumas aplicações de inteligência artificial no marketing digital que trouxeram benefícios para a área.

A chegada da inteligência artificial no marketing digital ainda assusta algumas pessoas, mas essa união tem muito a oferecer aos profissionais da área.

Diferentemente do que muitos pensam, a IA, como costuma ser chamada, não chegou para substituir os seres humanos, já que muitas das nossas capacidades não poderiam ser reproduzidas por máquinas, mesmo que elas usem tecnologias super avançadas.

Em vez disso, a ideia é que esse seja um recurso para solucionar problemas e otimizar processos, uma vantagem importante para qualquer segmento, mas que ganha muita relevância nesse setor.

Para entender melhor como você pode aproveitar a inteligência artificial no marketing digital, continue a leitura!

Inteligência artificial não é futurismo, está acontecendo!

Até alguns anos atrás, falar em inteligência artificial no marketing digital parecia um papo dos fãs de ficção científica.

Afinal, a visão que se tem desse tipo de tecnologia pode ser bem equivocada quando nos baseamos nas representações que vemos no cinema, nos jogos ou em outros tipos de mídia.

Na verdade, a IA começou a ser estudada na década de 1950, no ramo de ciências da computação, com o objetivo de criar tecnologias que pudessem simular atividades essencialmente humanas: pensar e resolver problemas.

Desde então, a área teve muitos avanços e, atualmente, esse recurso está presente na vida de muita gente, mesmo na de quem não percebe sua influência.

Um exemplo mais claro e que ganhou bastante visibilidade recentemente é o ChatGPT. Um chatbot que funciona a partir do processamento de linguagem natural e conquistou os usuários com suas funcionalidades, mas também por ser uma ferramenta bem divertida, que pode levar a muitas reflexões sobre o papel da IA na nossa sociedade.

Pensando na aplicação da inteligência artificial no marketing digital, o ChatGPT ofereceu aos profissionais a possibilidade de otimizar algumas etapas do seu trabalho. Na produção de conteúdo, isso se aplica à escolha de temas a serem trabalhados, seleção de palavras-chave e até na elaboração de títulos ou meta descrições.

No entanto, esse é apenas um exemplo entre muitas possibilidades de aplicação que mostram o quanto essa tecnologia já está entre nós, principalmente nos usos que fazemos do meio digital.

Como aplicar a inteligência artificial no marketing digital?

Chegamos no futuro, mas e agora? 

A aplicação da inteligência artificial no marketing digital pode acontecer de muitas formas, contribuindo com a realização de vários processos e com a criação de estratégias mais precisas.

Veja alguns exemplos de uso dessa tecnologia que trazem mais praticidade e assertividade para a área:

Chatbots e atendimento virtual

Como é o caso do ChatGPT, os chatbots são robôs que simulam uma conversa com o usuário e, por isso, são bastante utilizados no atendimento ao cliente de diversas empresas, principalmente dos e-commerces.

Esse recurso costuma utilizar uma tecnologia chamada de machine learning, que permite um desenvolvimento contínuo, com o objetivo de que a ferramenta se torne cada vez mais eficiente.

Uma das vantagens do chatbot é a redução de custos com o atendimento ao cliente, mas ele também contribui com uma comunicação mais ágil e eficaz, que pode ajudar o consumidor com mais rapidez e melhorar a sua experiência no contato com a marca.

Qualificação de leads

A aplicação da inteligência artificial no marketing digital pode ter um impacto direto sobre as suas vendas, como acontece quando essa tecnologia é utilizada na qualificação de leads.

Uma das principais vantagens da IA é o seu processamento de dados, que é muito mais rápido e eficiente, além de ser constantemente atualizado a partir de cada ação realizada pelos clientes da marca e pelo seu público em geral.

Isso significa que, por meio de alguns softwares, é possível analisar os dados de diferentes usuários e construir um perfil ideal do consumidor, o que ajuda a equipe comercial tanto na prospecção quanto na conversão dos leads, além de permitir a elaboração de campanhas de marketing cada vez mais assertivas.

Otimização e curadoria de conteúdo

Apesar de não poder substituir o trabalho humano, a IA pode ajudar na execução de diversas tarefas, oferecendo ferramentas para quem escreve textos online e atua na produção de conteúdo digital, por exemplo.

O uso de machine learning para analisar dados dos usuários pode levar à criação de estratégias mais eficientes e com um direcionamento mais preciso, que, consequentemente, serão muito mais eficazes na missão de impactar o público.

Isso pode ser aplicado desde a escolha dos temas tratados na estratégia de conteúdo, até a elaboração de alguns elementos textuais que dependem menos da capacidade criativa do ser humano, como a meta descrição ou até algumas Calls to Action (CTAs).

Comunicação em massa

Outro exemplo bastante comum em diversas estratégias de marketing digital é a comunicação em massa, ou seja, a elaboração e entrega de anúncios a um grande público.

Esse foi um dos grandes benefícios que a internet trouxe a empresas dos mais variados segmentos, permitindo que elas chegassem a um número maior de pessoas, às quais não teriam acesso sem o meio digital.

Por outro lado, uma utilização eficiente das mídias pagas depende de uma boa segmentação, ou seja, uma análise cuidadosa de quem serão as pessoas a visualizar esses anúncios.

Hoje em dia, esse é um elemento fundamental do planejamento de marketing de qualquer cliente e temos acesso a ele graças à influência da inteligência artificial no marketing digital.

Business Intelligence

Para quem não conhece o termo, podemos dizer que o Business Intelligence é a análise de dados e geração de informações relevantes para uma tomada de decisão estratégica.

Isso não significa que essas informações apontam qual caminho seguir, mas sim que dão previsões sobre o que pode acontecer a partir de determinados caminhos. Nesse sentido, o profissional de marketing tem mais informações à sua disposição para pensar em estratégias e fazer suas escolhas com mais segurança.

Recomendação inteligente

Você já deve ter passado pela experiência de consumir um conteúdo diferente em plataformas como o YouTube ou até a Netflix e, logo em seguida, receber diversas recomendações de conteúdos similares, certo?

Esse é um exemplo em que podemos ver a inteligência artificial agindo, identificando nossas preferências para tornar a experiência no meio digital mais personalizada.

Quando pensamos no marketing digital, essa tecnologia pode ser aplicada para indicar serviços, produtos e marcas a um usuário, a partir das suas ações em diversos espaços da internet.

Agora que você já conhece as principais aplicações da inteligência artificial no marketing digital, fique por aqui e saiba como melhorar ainda mais a sua estratégia com 8 ferramentas que vão facilitar a busca por tendências!

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page