top of page

Instagram remove aplicativos Boomerang e Hyperlapse das lojas de aplicativos

Uma semana depois de confirmar que estava encerrando o aplicativo do IGTV, o Instagram agora confirmou que retirou das lojas mais dois de seus aplicativos de funções independentes – o Hyperlapse, app de criar vídeos em timelapse, lançado pela primeira vez em 2014, e o app de vídeos em loop, Boomerang, lançado em 2015.

Aparentemente, o último dia desses apps nas lojas foi 1º de março de 2022. Entre esse dia e seu lançamento, o Boomerang teve aproximadamente 301 milhões de downloads globais e o Hyperlapse apenas 23 milhões. Além disso, o Boomerang ainda estava com uma média de 26.000 downloads por dia no momento de sua remoção (mas vale ressaltar que o Hyperlapse estava disponível apenas no iOS).

O Instagram não fez um anúncio formal sobre as remoções, mas um porta-voz explicou para o TechCrunch: “Removemos o suporte para os aplicativos autônomos Boomerang e Hyperlapse para focar melhor nossos esforços no aplicativo principal. Continuaremos trabalhando em novas maneiras de as pessoas serem criativas e se divertirem no Instagram”.

A remoção desses aplicativos não é exatamente surpreendente, já que a necessidade de aplicativos dedicados não faz mais muito sentido para o Instagram – faz muito tempo que a plataforma integrou seu conjunto de ferramentas criativas diretamente no aplicativo principal. Eles foram originalmente concebidos como uma maneira de fornecer aos usuários do Instagram novas ferramentas criativas sem atolar o aplicativo principal, mas a verdade é que hoje, com tantas funções concentradas nele, essa não é mais uma questão para a empresa.

De forma curiosa porém, enquanto o Hyperlapse e o Boomerang foram retirados das lojas de aplicativos, o Layout, que permite organizar fotos em colagens, ainda permanece disponível – e o Instagram confirmou que não o está removendo (pelo menos não agora).

Fonte: TechCrunch

2 visualizações

Comments


bottom of page