top of page

Instagram lança legendas automáticas para IGTV

Semana passada escrevemos aqui sobre novos recursos de legendas em que a plataforma estava trabalhando, e ontem o Facebook anunciou a disponibilidade de legendas automáticas para o IGTV. Claro, ainda não são as legendas para os Stories que comentamos por lá, mas já é um passo mais perto dessa direção.

O recurso contará, inicialmente, com legendas em 16 idiomas, em todo o mundo, com novos sendo adicionados com o tempo. Então agora, ao fazer upload de um vídeo IGTV, será possível ativar a opção ‘Legendas geradas automaticamente’ nas configurações – o que ajudará a abrir o conteúdo do IGTV para um público mais amplo, e expande o potencial de visualização por aqueles que assistem com o som desligado.

O anúncio vem como parte de um esforço maior do Facebook para melhorar suas opções de acessibilidade: “Embora não faltem informações, nem todos podem acessá-las. Elas precisam estar disponíveis para centenas de milhões de surdos ou com deficiência auditiva no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 5% das a população mundial – ou 466 milhões de pessoas – tem perda auditiva incapacitante, e isso deve aumentar para mais de 900 milhões até 2050“.

A precisão do texto gerado tem relação com a clareza do áudio no clipe, mas muito também com a Inteligência Artificial por trás. A empresa explicou que aproveitou uma técnica para treinar modelos de machine learning que aciona o reconhecimento automático de fala para prever diretamente os grafemas (ou caracteres) das palavras, simplificando o processo de treinamento e implantação do modelo. Usando postagens públicas do Facebook para preparar o sistema, os engenheiros treinaram modelos para se adaptar a novas palavras como “COVID” e prever onde elas ocorrerão nos vídeos.

O Facebook oferece legendas automáticas em uploads de vídeo desde 2017, e mais recentemente também adicionou legendas automáticas para o Facebook Live e Workplace Live. Embora a precisão e velocidade do sistema de legendagem não seja 100%, as melhorias graduais nesta frente estão levando a avanços significativos nessa tecnologia.

Como já comentado, o recurso pode não só ajudar a alcançar pessoas com deficiência auditiva, mas também um grande número de usuários que acabam usando o aplicativo sem aumentar o volume. Dados recentes do Facebook mostraram que os anúncios de conteúdo de marca projetados para exibição “sem som” têm 48% mais relevância para os telespectadores e levam a uma intenção de compra 42% maior em estudos de laboratório.

Anúncio completo na página do Facebook: New Automated Captions Powered by AI

2 visualizações

Comments


bottom of page