top of page

Instagram diz estar trazendo o feed cronológico de volta

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse ontem, durante uma audiência perante um subcomitê do Senado Americano, que a empresa está trabalhando em uma versão de seu feed que mostraria as postagens dos usuários em ordem cronológica – diferente da classificação atual, que é definida pelo algoritmo que considera as preferências dos usuários.

Mosseri compareceu perante o subcomitê do Senado, onde foi interrogado sobre questões de segurança infantil no aplicativo. Durante seu depoimento ele propôs a criação de um “órgão da indústria”, que determinaria as melhores práticas sobre o manuseio de dados de crianças e controles dos pais para ajudar a manter as crianças seguras online. Porém, ele se concentrou, principalmente, em mostrar como a empresa está procurando melhorar a segurança e o bem-estar dos usuários jovens, falando sobre o recurso “Take a Break”, que começou a ser testado no mês passado para usuários nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, e sobre opções de controles dos pais sobre o uso do Instagram por seus filhos adolescentes, que devem ser lançados no próximo ano.

Uma nova opção de feed cronológico foi apresentada como uma dessas novas ferramentas que pode contribuir para a segurança dos jovens na plataforma, e confirmada pela empresa:

We want to be clear that we’re creating new options — providing people with more choices so they can decide what works best for them — not switching everyone back to a chronological feed. You can expect more on this early next year! — Instagram Comms (@InstagramComms) December 8, 2021

Queremos que as pessoas tenham um controle significativo sobre sua experiência. Temos experimentado os Favoritos, uma forma de você decidir quais postagens deseja ver na parte superior, e estamos trabalhando em outra opção para ver as postagens das pessoas que você segue em ordem cronológica.

Queremos deixar claro que estamos criando novas opções – fornecendo às pessoas mais opções para que possam decidir o que funciona melhor para elas – não mudando todos de volta para um feed cronológico. Você pode esperar mais neste início do próximo ano!

Andrew Hutchinson, do Social Media Today, faz algumas considerações (mais céticas e) interessantes sobre essa nova versão, que é um dos pedidos mais aguardados pelos usuários da plataforma: de acordo com ele, é importante destacar que Mosseri falou sobre uma nova versão do feed cronológico, e que, de acordo com testes encontrados por pesquisadores de aplicativos (e mesmo pelo tweet da plataforma), “a próxima opção de feed cronológico do Instagram provavelmente vai operar exatamente da mesma forma que a opção de classificação de feed do Facebook funciona agora, em que você pode escolher ver as postagens das páginas e das pessoas que segue em ordem cronológica, mas você não pode defini-la como padrão e abrir o aplicativo na versão cronológica reversa cada vez que você voltar”.

Hutchinson ainda analisa que o benefício disso para o Instagram é que recoloca a responsabilidade sobre os usuários, já que se as pessoas quiserem reclamar sobre o potencial mal que o algoritmo causa, a plataforma já ofereceu a capacidade de reorganizar seu feed como acharem adequado, sem intervenção do algoritmo. Ao mesmo tempo, o Instagram sabe que muitas pessoas simplesmente não se importam em fazer isso toda vez que abrem o aplicativo, permitindo que ele mantenha amplamente os benefícios de engajamento da abordagem de feed algorítmico.

Ou seja, é importante notar que parece improvável que o Instagram traga de volta uma maneira de definir um feed cronológico como padrão e realmente voltar a ter o feed do Instagram como um dia já foi. Ainda assim, pode ser interessante. No momento, estamos todos aguardando para ver como será.

3 visualizações

Comments


bottom of page