O Instagram introduziu um novo recurso chamado “boas práticas” para contas profissionais, que oferece orientações personalizadas sobre como criar e compartilhar conteúdo na plataforma. Essa funcionalidade, acessível através do painel profissional, é apresentada como uma ferramenta educativa para ajudar criadores a produzir conteúdos envolventes. O hub oferece dicas que abrangem desde a criação de vídeos e fotos até estratégias de monetização, com a intenção de melhorar o engajamento.
Entre as orientações oferecidas, algumas são estratégias genéricas, como “acompanhar o crescimento de seguidores a longo prazo” e “postar com mais frequência”. No entanto, algumas dicas são mais específicas e revelam prioridades da própria plataforma. Um exemplo dado é que vídeos no formato Reels com mais de 90 segundos não serão recomendados para novos usuários, o que reflete a preferência do Instagram por conteúdos mais curtos, conforme declarado anteriormente pelo chefe da plataforma, Adam Mosseri.
Essas recomendações até podem ser úteis para criadores que buscam melhorar seu alcance, já que muitos têm dificuldade em entender os algoritmos das redes sociais. No entanto, existe a dúvida de que isso também pode gerar mais pressão sobre os criadores para que sigam as diretrizes da plataforma, sob o risco de que seus conteúdos não sejam exibidos para o público.
No blog do Instagram: Apresentando boas práticas: orientações personalizadas para ajudar você a se desenvolver como criador de conteúdo
Fonte: The Verge