top of page

Instagram “aposenta” o IGTV

Nesta semana o Instagram está renomeando o IGTV e transformando esse formato longo em uma experiência mais geral, chamada de Instagram Video.

O anúncio foi publicado na terça-feira, dia 3: “A partir de hoje, estamos combinando IGTV e vídeos de feed em um formato – Instagram Video. Também estamos introduzindo uma nova guia Vídeo em seu perfil, onde esse formato de vídeo combinado ficará, para tornar mais fácil para as pessoas descobrirem novos conteúdos de vídeo”.

Essa guia de vídeos agora passa a ser representada por um ícone de “play” e exibirá todos os vídeos enviados pelo usuário em um só lugar – vídeos longos ou postados no feed principal. Inclusive, os vídeos postados direto no feed do Instagram agora podem ter até 60 minutos de duração (tempo que antes era exclusivo do formato IGTV) e, de acordo com o TheVerge, não será mais necessário sair do feed para continuar assistindo.

Sobre os anúncios, apenas o nome está sendo alterado: “Com o Instagram Video, os IGTV Ads são agora chamados de Instagram In-Stream video ads. Os criadores qualificados ainda podem monetizar seu conteúdo de formato longo e as marcas podem alcançar públicos que se envolvem com vídeos de formato longo”.

Os Reels não serão afetados pela mudança.

O IGTV foi lançado em junho de 2018, provavelmente com o intuito de competir com o YouTube – mas o formato mais longo não deslanchou na plataforma. Dois meses depois o TikTok foi lançado nos Estados Unidos e desde então o Instagram redirecionou seus esforços para rivalizar com o app de vídeos verticais curtos. O Reels foi lançado em agosto de 2020.

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, recentemente falou sobre como a plataforma está migrando para se tornar uma plataforma de entretenimento e vídeos, e parte disso envolvia o plano de otimizar suas ofertas de vídeo, como parte de um esforço mais amplo de simplificar o aplicativo, já que o Instagram tem diversos elementos. A notícia do IGTV vai de encontro com esse plano.

3 visualizações

Comments


bottom of page