top of page

Instagram anuncia novas medidas mirando influenciadores que não divulgam parcerias comerciais

Aqui no Brasil não só é de bom tom para influenciadores, como o Código de Defesa do Consumidor determina que a publicidade tem que ter identificação publicitária. E isso é uma realidade para vários outros países.

O que está acontecendo é que, no Reino Unido, onde os influenciadores também são obrigados a sinalizar acordos comerciais marcando suas postagens com #ad ou #sponsored, uma investigação recente da Autoridade de Concorrência e Mercados do país descobriu que muitos digital influencers não estão fazendo isso.

O Instagram então prometeu fazer mais para proteger os consumidores, aumentando suas ações para garantir que os influenciadores deixem claro as relações comerciais em suas postagens. A plataforma pretende lidar com o problema em duas frentes:

  1. adicionando um prompt que exigirá que os influenciadores confirmem se receberam incentivos para promover um produto ou serviço antes de publicar sua postagem;

  2. desenvolvendo novos algoritmos para detectar conteúdo de publicidade em potencial. Em seguida, procuraria alertar a empresa envolvida, informando-os sobre as regras da plataforma em torno desses acordos.

 

Mesmo quando não é exigência do país, a divulgação clara de postagens e stories patrocinados faz parte dos regulamentos da plataforma. Inclusive, desde de 2017 é possível para marcar um parceiro de negócios em sua postagem (aquela marcação de conteúdo patrocinado logo abaixo do nome de usuário).

Porém, como observado, muitos usuários ainda não cumprem as regras – e mesmo quando as pessoas adicionam as tags relevantes (#ad, #publi, #sponsored, etc.), a maioria ainda não atende aos requisitos regulamentares específicos.

Um estudo recente descobriu que mais de três quartos das postagens pagas no Instagram ocultam as hashtags para além da legenda principal, o que faz com que os seguidores só saibam da divulgação ao (e se) expandirem o texto. É importante notar que, de acordo com os regulamentos da plataforma, a identificação de postagens e stories patrocinadas precisam ser proeminentes o suficiente para que os consumidores os notem facilmente. Ou seja, inclusive esconder as tags mais abaixo na legenda pode ser uma violação das regras oficiais.

O Instagram se comprometeu a lançar essas novas ferramentas de divulgação no próximo ano, mas ainda não está claro se as novas medidas serão aplicadas em todas as regiões. De qualquer forma, se você realiza promoções, sempre vale a pena garantir o fornecimento de clareza sobre suas parcerias.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page