top of page

Facebook passa a “etiquetar” páginas para evitar confusões

A plataforma anunciou essa semana que está testando, nos Estados Unidos, avisos que oferecem mais contexto aos posts.

Como pode ser visto na imagem acima, uma pequena definição sobre o propósito da página que está compartilhando uma postagem está sendo incluído, esclarecendo se a mesma é de uma autoridade oficial, uma página de fãs, ou uma página de sátira.

O Facebook não forneceu uma explicação oficial do motivo de estar lançando essas “etiquetas”, mas a própria empresa já fez pesquisas entendendo que muitas vezes as intenções de uma pessoa ao postar não são compreendidas por aqueles que estão lendo – e todos sabemos que postagens do Facebook podem gerar muitos debates acalorados, com interpretações erradas desempenhando um grande papel. Então talvez esse pequeno informe sobre a página ajude a reduzir a confusão e aliviar as tensões.

O esclarecimento sobre as páginas de sátira ganhou especial repercussão, afinal, a maior parte dos usuários da plataforma já viu que em posts de páginas com esse tipo de humor sempre podem ser lidos comentários e respostas raivosas, de pessoas que claramente não entenderam a ideia e a tomaram como literal. Inclusive, existem páginas internacionalmente conhecidas por compartilhar essas confusões de interpretação.

Olhando dessa perspectiva, fornecer uma explicação adicional pode ser uma maneira simples e não intrusiva de aliviar algumas dessas ocorrências. Muito provavelmente não ajudará a reduzir a polarização e raiva no Facebook em geral, mas qualquer passo para mais perto disso, já pode ser uma adição valiosa.

Lembrando que os testes estão atualmente acontecendo com um pequeno grupo de usuários nos Estados Unidos, mas a empresa diz que irá adicioná-las gradualmente a mais postagens.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page