A criptografia de ponta a ponta está disponível para conversas de texto no Messenger desde 2016, mas na sexta-feira (13) o Facebook anunciou que agora essa proteção também está disponível para chamadas de voz e vídeo no serviço, o que significa que “ninguém mais, incluindo o Facebook, pode ver ou ouvir o que é enviado ou dito”.
A diretora de gerenciamento de produto do Messenger, Ruth Kricheli escreveu no post de lançamento: “A criptografia de ponta a ponta já é amplamente usada por aplicativos como o WhatsApp para manter as conversas pessoais protegidas de hackers e criminosos. Está se tornando o padrão da indústria e funciona como uma fechadura e chave, onde apenas você e as pessoas no chat ou chamada têm acesso à conversa”.
Além do lançamento para chamadas no Messenger, o Facebook tem ainda outros recursos de E2EE (criptografia ponta a ponta) em desenvolvimento. Para as próximas semanas a empresa planeja iniciar testes públicos da tecnologia de segurança para conversas de texto e chamas em grupo (também no Messenger) e está planejando um teste limitado de E2EE para mensagens diretas do Instagram.
No post de lançamento dessas novidades Kricheli também fala que o Facebook está atualizando seu recurso de mensagens que expiram, oferecendo mais opções para que as pessoas na conversa escolham quanto tempo as mensagens que desaparecem fiquem disponíveis, variando entre 5 segundos e 24 horas.
Anúncio oficial no blog do Messenger: Messenger Updates End-to-End Encrypted Chats with New Features
Com informações de: TechCrunch