top of page

Facebook está trabalhando numa nova maneira de melhorar a conexão entre editores e assinantes pagant

Organizações de notícias estão constantemente procurando novas maneiras de gerar receita com leitores online, e, sendo o Facebook uma das principais plataformas onde se compartilha notícias, tem recebido diversas críticas de que, agindo como intermediário, acaba tirando todos os benefícios da conexão entre editores e seu público, deixando os mesmos com opções limitadas para continuar gerando receita desses usuários.

A crítica não é apenas recente. Tanto que faz alguns anos que o Facebook vem buscando formas de melhorar essa relação. E agora, buscando que editores possam então manter a conexão com seu público, a plataforma está testando uma nova opção, que permitirá aos assinantes de uma editora, vincular sua conta do Facebook a publicação, para que possam visualizar o conteúdo dos editores diretamente do Facebook, sem esbarrar nas paywalls ou tendo que entrar em um serviço separado.

Ou seja, quando o Facebook identificar um assinante de um de seus editores parceiros, o assinante receberá a sugestão de vincular sua conta de notícias à sua conta do Facebook – assim, quando o usuário encontrar um artigo com acesso pago na plataforma, poderá lê-lo diretamente, sem receber o aviso de artigo pago, ou ter que fazer login novamente.

Além de ser uma outra maneira de facilitar a conexão entre editores e público, o Facebook diz que também procurará mostrar aos assinantes mais artigos dos editores aos quais eles se vincularam, o que pode ser um importante incentivo para potenciais parceiros.

De acordo com a análise de Andrew Hutchinson, para o Social Media Today, a principal preocupação dos editores é o fato do Facebook ter um histórico de fazer contínuas mudanças nas regras, principalmente nos algoritmos, que vão restringindo cada vez mais o alcance dos editores à sua audiência. Isso tem deixado muitos céticos em relação aos avanços da plataforma para construir laços mais fortes com grupos de publicação.

Se essa nova proposta fará diferença quanto a isso, não temos como saber ainda, mas o Facebook também está trabalhando para expandir a guia Notícias para mais regiões, o que também inclui acordos avançados com parceiros para compartilhar dados e opções de conexão.  De qualquer forma, é inegável que a empresa tem um alcance massivo, o que já é suficiente para muitos se interessarem por suas ofertas.

2 visualizações

Comments


bottom of page