top of page

Facebook está testando um novo layout no desktop

Alguns usuários estão começando a ver um novo formato em suas telas ao entrar no Facebook. O novo layout apareceu para alguns usuários na semana passada, com um alerta explicando a mudança (imagem acima): “Nós movemos todas as suas opções de navegação para um só lugar. Essa mudança combina tudo o que você precisa no Facebook – seu perfil, pesquisa, notificações, mensagens e muito mais”.

Basicamente, todas as opções de navegação, que até então localizam-se na parte superior da tela, foram movidas para o lado esquerdo:

Facebook desktop redesign test

Stan Schroeder, para a Mashable, foi quem compartilhou essas imagens e, bom… reclamou de que tudo parece muito caótico e fica difícil encontrar qualquer coisa que seja. Causa estranhamento, especialmente, ter duas colunas de ícones e botões de menu à esquerda, bem próximos um do outro, com tantos outros ícones coloridos no restante da página.

Outro usuário compartilhou (reclamando) como fica o novo layout nas páginas de grupos:

Oh my gosh, Facebook, what did you do with your group layout? You've seriously LOST THE PLOT. The **** is THIS supposed to be? pic.twitter.com/umx6CrXJm2 — Blue Opossum (@BlueOpossum) March 5, 2022

Um detalhe curioso é que a mudança não foi para se assemelhar ao design dos aplicativos móveis do Facebook, que possuem uma barra de navegação na parte inferior, com a maioria dos recursos e opções disponíveis no botão “Menu” no canto inferior direito.

Claro, muitos outros aplicativos de desktop têm sua navegação e opções também alinhados à esquerda – como Twitter e o Gmail – mas Schroeder analisa que o Facebook, no entanto, possui uma grande quantidade de opções, recursos, botões e atalhos, e colocá-los todos à esquerda não parece, nesse primeiro momento, ser a solução ideal.

Enfim, todo grande redesign como este requer uma nova adaptação, e cada um perceberá as mudanças à sua maneira. No momento, parece que pelo menos alguns elementos ainda estão em fase de teste, então existe a opção de que esta seja apenas uma experiência da plataforma, para ver como os usuários respondem.

Até então a Meta não forneceu informações oficiais a respeito do design.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page