top of page

Facebook está testando um acesso mais simples ao feed cronológico

A volta do feed em ordem cronológica deve estar entre os “mais pedidos” às plataformas de redes sociais, já que não é a primeira vez que vemos testes sendo feitos para adaptar esse formato de volta aos aplicativos. Inclusive, feed por ordem de posts recentes não é uma novidade do Facebook, já que é possível alterar para esse modo há um tempo. A questão aqui é que para conseguir fazer isso atualmente, o caminho é meio complexo, exigindo um certo empenho do usuário.

A novidade foi descoberta pela especialista em engenharia reversa, Jane Manchun Wong e veiculada pelo portal Social Media Today.  A captura de tela compartilhada por Wong indica que a plataforma está agora testando um formado de guias, onde se pode escolher entre organizar sua timeline por posts relevantes (que é a visualização de feed atual, definida por algoritmo padrão), recentes (que permitiria ver as postagens mais recentes das pessoas e das páginas que você segue em ordem cronológica inversa) e já vistos (que permitiria rever as postagens que você já visualizou, o que pode ser útil para encontrar o que você viu anteriormente):

O autor da postagem no Social Media Today fez uma análise interessante sobre a questão:

Como observado, enquanto os rumores de insatisfação com feeds definidos por algoritmos estão sempre presentes em todas as redes que implementaram esse tipo, quando fornecidas com uma alternativa, a maioria dos usuários não se empenha em fazer essa mudança. Talvez com um botão de feed cronológico no Facebook seja diferente – mas eu não contaria com isso. Ainda assim, é interessante notar que esse é um aspecto que o Facebook está explorando, o que sugere que esse ainda é um elemento em que acredita que pode gerar mais engajamento. A introdução de um feed cronológico alternativo também se alinha à mudança mais ampla da mídia social para dar aos usuários mais controle e permitir a eles escolhas mais específicas sobre seus feeds, em vez de ocultar os processos de back-end e mostrar o que o sistema pensa que eles vão querer – mesmo que não percebam.

O Facebook confirmou que está sim testando esse formato, mas não tem previsão para torná-lo oficial.

4 visualizações

Comentários


bottom of page