A plataforma lançou seu último relatório trimestral, que agora está chamando de atualização do “Conteúdo amplamente visto”. Segundo o Facebook: “Com o tempo, o Relatório de conteúdo amplamente visto fornecerá mais detalhes sobre o conteúdo mais visualizado, que as pessoas veem no Facebook. Ele começa com os 20 domínios, links, Páginas e posts mais vistos no Feed de Notícias no último trimestre, e exclui anúncios, mas inclui conteúdo recomendado pelo Facebook em unidades do Feed de Notícias, como Sugerido Para Você”.
Um dos destaques que a plataforma logo faz é que “A grande maioria do conteúdo visualizado no Feed de Notícias durante o 2º trimestre de 2021 (87,1%) não incluía um link para uma fonte fora do Facebook. Apenas cerca de 12,9% das visualizações do conteúdo do Feed de Notícias nos EUA durante o 2º trimestre de 2021 foram em postagens que continham links”. E isso faz sentido mesmo, já que o Facebook prioriza posts de amigos e familiares.
Porém, “visualizações” e “engajamento” são duas coisas diferentes, tanto que críticos estão comentando que esse relatório do Facebook foi pensado para se desviar das constantes críticas sobre o conteúdo divisionista que seus sistemas ajudam a amplificar.
As informações que foram trazidas agora são sobre conteúdo visualizado: “As visualizações de conteúdo são registradas quando uma parte do conteúdo aparece no Feed de Notícias de alguém, fica visível em seu telefone, computador ou tablet e está presente por tempo suficiente para ser vista; ‘Visualizadores de conteúdo’ refere-se ao número de contas que visualizaram uma parte de conteúdo” – pelo próprio Facebook
Ou seja, esses dados não mostram os tipos de postagens com as quais as pessoas estão ativamente engajadas, e sim os tipos de conteúdo e postagens que aparecem nos feeds dos usuários, mas que eles não necessariamente clicaram, comentaram, curtiram, etc.
Com base nisso, o que os usuários do Facebook veem mais?
Esta é a lista dos 10 domínios mais vistos, com base nos links do Facebook, nos últimos três meses:
E estes são os links mais visualizados:
Aqui a lista de páginas do Facebook mais vistas nos últimos três meses:
Tanto o portal TechCrunch quanto o Social Media Today fizeram críticas ao relatório do Facebook – o primeiro dizendo que, no mínimo, essas informações não são muito úteis, e que a ideia do relatório é afastar as críticas de que o Facebook não é transparente sobre seus dados. Já o segundo traz uma extensa comparação entre informações de outros portais, que relatam os posts e links com mais engajamento na plataforma, que mostram como o Facebook colabora para a disseminação de conteúdos extremistas, conspiracionistas e com desinformação sobre saúde. Além disso, alega que o Facebook optou por fazer o relatório com essas informações para tentar esconder um pouco essa realidade.
Você pode optar por ler as críticas completas direto nos portais (links acima – em inglês).
O relatório oficial do Facebook pode ser acessado aqui: Introducing the Widely Viewed Content Report
Uma curiosidade aqui – de acordo com o relatório, a postagem mais vista é esta aqui, com 80,6 milhões de visualizadores:
Comments