top of page

Facebook anuncia seu novo Comitê de Supervisão – um novo modelo de moderação de conteúdo para

O Facebook anunciou os primeiros membros do seu Comitê de Supervisão, que conta com 20 pessoas de diversas origens. A missão desse comitê, destinado ao Facebook e Instagram, é revisar os apelos às decisões das políticas da empresa e deve estar completamente separado da liderança da mesma.

“Tendo em vista que a comunidade do Facebook cresceu e tem atualmente mais de dois bilhões de pessoas, fica cada vez mais claro que a empresa do Facebook não deve tomar sozinha tantas decisões que afetam a liberdade de expressão e a segurança online dessas pessoas. O Comitê de Supervisão foi criado para ajudar o Facebook a responder a algumas das perguntas mais difíceis sobre o tema da liberdade de expressão online: o que remover, o que permitir e por quê.O comitê usa seu julgamento independente para apoiar o direito de liberdade de expressão das pessoas e garantir que esse direito seja respeitado de maneira adequada. As decisões do comitê de manter ou reverter as decisões do Facebook sobre conteúdo serão vinculantes, o que significa que o Facebook terá de implementá-las, a menos que essa ação configure uma violação da lei.”

No total, haverá 40 membros no Conselho de Supervisão que servirão mandatos de três anos. Os membros são de 27 países, com formação em áreas como jornalismo, direito constitucional, direitos humanos e liberdade de expressão.

A empresa reforça que o objetivo da criação do comitê não é ser uma simples extensão do processo de análise de conteúdo que já existe. Em vez disso, analisará um número seleto de casos altamente emblemáticos e determinará se as decisões foram tomadas de acordo com as políticas e valores declarados pelo Facebook.

Para mais informações e também perfil dos membros desse conselho, acesse o site exclusivo do Comitê de Supervisão.

2 visualizações

Comments


bottom of page